As Olimpíadas evangélicas da Galícia tiveram uma nova edição na cidade espanhola de La Coruña, com ampla participação das igrejas da região.
A atividade voltou a ser realizada no estádio Elviña University, onde crianças e adolescentes de cada igreja disputaram medalhas de ouro, prata e bronze em modalidades como salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, maratona, velocidade e revezamento.
Este ano, 425 crianças participaram das competições. Isso representa um aumento de 30% na participação em relação ao ano anterior.
Os representantes da Igreja Unida de Vigo ocuparam o primeiro lugar com 338 pontos, seguidos da Igreja Boa Nova de Lugo com 281, e da Igreja Boa Nova de Ferrol, com 205 pontos.
Uma corrida acompanhada por Jesus
Esther Rodríguez, fundadora das Olimpíadas Evangélicas na Espanha , lembrou a importância deste tipo de atividade, porque “a corrida da vida começa e termina com Jesus Cristo”, e como povo de Deus testemunhamos isso aqui hoje”,
Ela falou sobre a importância de promover o esporte e o companheirismo, e que as crianças desenvolvem um sentimento de pertencimento às suas igrejas ao sentirem-se animadas por outros membros da igreja.
Timoteo Figueirido Woodford, organizado em La Coruña, disse que cerca de 40 voluntários participaram nesta edição de 2023.
“Essa área melhorou muito em relação ao ano anterior. Somos cerca de 20 na organização e desta vez temos mais 20 jovens de várias igrejas que foram aderindo à atividade de acordo com as exigências do dia”, disse.
Conhecendo novos e velhos amigos
Para além das provas, os participantes puderam desfrutar de uma coreografia executada por alguns atletas e do tradicional desfile comandado por um tigre, a mascote desportiva desta edição.
Um dos atletas, Elías Pérez Alvariño, disse sentir-se muito bem apesar de ser o último ano a competir devido à sua idade. “Estou me divertindo muito, é sempre especial compartilhar com companheiros de outras igrejas”.
Outra atleta, Lucia Vicedo Martinez, disse que se sentiu realizada em poder participar novamente. “Tenho muitos amigos e é muito bom poder reencontrá-los e incentivar uns aos outros”.
Um evento que foi replicado
As Olimpíadas evangélicas na Espanha são realizadas há 38 anos em Barcelona . Mais tarde, as igrejas de Madrid juntaram-se em 1998 e em 1999 às da Galiza, sendo tradição a realização de três eventos por ano.
Os organizadores apontaram que San Salvador e Londres pedem orientações para replicar a experiência em El Savlador e na Inglaterra.