Da Redação JM Notícia
Neste sábado (18) um grupo de católicos realizou um protesto em frente ao Museu Nacional da República em Brasília por conta de uma amostra de arte contemporânea brasileira.
O grupo se reuniu pelo Facebook contra a exposição “Contraponto” que deve ficar em cartaz até o dia 25 de fevereiro. Mais de 9.400 pessoas assinaram um abaixo-assinado pedindo a interdição do evento.
Cerca de 200 pessoas foram até a porta do museu e juntos rezavam “Ave Marias”, em protesto contra o que eles chamaram de “escárnio e ultrajes contra Jesus e Maria”.
A exposição “Contraponto” é composta por mais de 1.900 obras de 164 artistas brasileiros, uma coleção pertencente a Sérgio Carvalho que contou com a curadoria da historiadora Tereza de Arruda.
Segundo o museu, nenhum das obras em exibição tem apelo sexual, erótico, religioso ou aborda questões de gênero. Todavia o grupo de católicos se manifesta pedindo intervenção judicial caso haja, entre as obras, algo que possa ofender a religião.
Um dos organizadores do protesto, Flávio Souza, declarou à imprensa que o grupo se reuniu contra movimentos artísticos que ofendem a religião católica em todo o país.
“Nos últimos dois, três meses temos observado várias obras de arte e exposições que afetam diretamente a fé católica”, disse ele ao G1.