O alto número de casos de Covid-19 na cidade de Acrelândia, no interior do Acre, tem chamado a atenção não só pelo avanço da doença em poucos dias, mas também porque os casos na cidade estão ligados a um evento político na cidade vizinha, Plácido de Castro.
A pequena cidade, de pouco mais de 15 mil habitantes, tem registrado 12 casos da doença – uma das taxas mais altas do país. No estado todo são 135 casos registrados em seis das 22 cidades.
O mapeamento dos casos pela Saúde municipal identificou que a contaminação ocorreu depois que moradores participaram de uma reunião política do Partido dos Trabalhadores, no dia 14 de março, na Câmara Municipal da cidade vizinha.
Até então, o estado ainda não tinha confirmado nenhum caso da doença – o que ocorreu três dias após o encontro. Já os primeiros casos de Acrelândia foram, de fato, confirmados no boletim estadual de 29 de março.
Os pacientes começaram a procurar as unidades de saúde com os sintomas depois que alguns políticos, que estavam na comitiva do PT, atestarem positivo para a doença.
O deputado estadual do PT, Daniel Zen; o ex-senador do PT, Jorge Viana e o presidente do partido, Cesário Braga, usaram as redes sociais, ainda em 23 de março, para pedir que aqueles que tivessem tido contato com eles fizessem também o exame.
“Vim do Acre para Brasília, em função de meu trabalho, isto já faz mais de uma semana. Como viajei de avião, transitei por aeroportos, sendo que a transmissão comunitária do coronavírus já era uma realidade no Brasil. Desde então, me recolhi no isolamento residencial, trabalhando em casa e seguindo a orientação médica de ficar em casa. Estou bem e não apresento sintomas. Vou seguir minha quarentena e tomando todos os cuidados necessários”, falou Jorge Viana na época.
Em fotos publicadas pelo deputado Daniel Zen, em seu perfil oficial no Facebook, é possível ver a quantidade de pessoas que foram reunidas no ato. No dia em que recebeu a confirmação da doença, ele fez um pedido aos que estavam com ele nos encontros.
“Faço esse comunicado para que todos aqueles que tiveram contato próximo comigo, nessas últimas semanas, fiquem atentos para o aparecimento dos sintomas. Informo ainda que estou isolado/em quarentena desde a terça-feira, dia 17/03, e permanecerei assim até segunda ordem. Que Deus nos ajude a atravessar esse período difícil”, postou Zen na época.
(Com G1 Acre)