O que é atitude?
Carlos Lula: Uma atitude é um conjunto de comportamentos, crenças e emoções em relação a uma pessoa, objeto, evento ou coisa particular. É uma avaliação positiva, mista ou negativa de algo ou alguém expressa por um indivíduo. Alguns pesquisadores descrevem a atitude como o sentimento geral sobre algum objeto, questão ou pessoa, negativa ou positiva.
Quão importante é a atitude?
Carlos Lula: A atitude afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa, portanto, é muito crucial ter uma positiva. Uma atitude positiva fará a diferença entre sucesso e fracasso. Um médico adora atender pacientes com uma atitude positiva, pois isso pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Os empregadores que conseguem funcionários com uma atitude positiva se consideram sortudos.
Carlos Lula: Todo mundo deseja lidar com pessoas que têm uma atitude positiva em todos os compromissos. São pessoas agradáveis e que sempre antecipam um ótimo resultado.
Existem fatores que influenciam a atitude?
Carlos Lula: Alguns fatores afetam o desenvolvimento da atitude. A formação de atitudes é através da persuasão ou da experiência direta. Aqui estão as principais coisas que influenciam a formação de atitudes:
Fundamentos emocionais de atitudes
Carlos Lula: A emoção é uma parte vital da atitude. As pessoas sabem se gostam ou não de alguém, de algo ou de uma ideia. A persuasão do “pressentimento” significa que a posição resulta de emoções e não do pensamento lógico.
Carlos Lula: Quando você confia em seus instintos ou segue seu coração como muitos dizem, sua atitude se forma através das emoções. Isso acontece através de reações sensoriais, condicionamento operante / instrumental, generalização semântica, condicionamento clássico, condicionamento avaliativo, mera exposição ou valores.
Carlos Lula: Reações sensoriais: todas as experiências diretas com algo através da audição, visão, toque, percepção ou olfato levam a uma reação de avaliação imediatamente. Você pode dizer se acha agradável ou não uma experiência sensorial. Imediatamente você prova uma bebida; você saberá se você gosta ou não. Isso se aplica a todas as outras experiências, como cor, música ou obra de arte. Atitudes sobre objetos são formadas imediatamente após a primeira interação com eles.
Carlos Lula: Condicionamento operante / instrumental: algumas atitudes são formadas como resultado de reforços por meio de recompensas, experiência agradável ou desencorajadas por alguma forma de punição. Se um dos pais elogia um adolescente por limpar voluntariamente, o adolescente pode, como resultado, desenvolver uma atitude positiva em relação à limpeza e ao trabalho voluntário.
Carlos Lula: Por outro lado, um adolescente ou uma criança punida com a limpeza do carro pode desenvolver uma atitude negativa em relação à lavagem de carros.
Carlos Lula: Generalização semântica: nesse conceito, as pessoas se condicionam não apenas a estímulos específicos, mas também a generalizam ou se espalham para estímulos semelhantes. Isso possibilita a você formar uma atitude sobre algo ou um objeto sem contato direto com ele. Se você estiver condicionado ao som de um sino, poderá responder à sua visão ou à menção da palavra sino.
Carlos Lula: A generalização semântica é o que leva a atitudes como preconceito, que levam as pessoas a desenvolver uma visão sem contato direto com o objeto ou sujeito.
Carlos Lula: Condicionamento clássico: o condicionamento clássico, também chamado de condicionamento pavloviano , ocorre quando um novo estímulo provoca uma emoção.
Carlos Lula: Geralmente, é o resultado da associação que tem com estímulos já existentes que provocam a mesma resposta emocional. Ivan Pavlov, um fisiologista russo, pegou cães que naturalmente salivavam à vista de carne em pó e os treinava para salivar ao som de um sino de alerta.
Carlos Lula: Nos seres humanos, algumas pessoas podem ter uma atitude negativa em relação a certas palavras. O pensamento da palavra provavelmente provocará alguma reação.
Carlos Lula: Condicionamento avaliativo : o condicionamento avaliativo ocorre quando nossa exposição a um objeto coincide com uma emoção negativa ou positiva. Nesse caso, um sentimento pode resultar de uma ocorrência não relacionada coincidente.
Carlos Lula: Uma música tocando no rádio durante um incidente muito significativo pode lembrá-lo do dia especial, portanto, você se sente positivo ou negativo ao ouvi-lo. Sua atitude em relação à música é resultado da associação que ela tem com a experiência que você teve.
Carlos Lula: Mera exposição: a princípio, uma nova tendência da moda pode parecer estranha para você, mas comece a atrair você com mais exposição. A mudança de atitude se deve à exposição, pois quando vemos a pessoa ou o objeto muitas vezes, desenvolvemos um gosto ou ressentimento por ela.
Carlos Lula: Valores: Algumas atitudes decorrem do nosso sistema de crenças mais extenso. Você tem algumas opiniões por causa do senso de validação de seus valores fundamentais, seja por crenças religiosas ou morais.
Carlos Lula: Coisas como casamento entre pessoas do mesmo sexo, controle de natalidade, pena de morte e aborto suscitam sentimentos extremos diferentes. A atitude da maioria das pessoas em relação a essas coisas emerge de suas crenças morais ou religiosas.
Como as atitudes são formadas? Eles são inatos ou adquiridos?
Carlos Lula: Vários estudos surgiram com esses fundamentos comuns de atitudes.
Fundamentos Comportamentais de Atitudes
Carlos Lula: Como o nome sugere, é aqui que desenvolvemos uma atitude a partir de nossas ações. Você pode acompanhar um amigo a um evento como o lançamento de um livro sem pensar muito sobre isso.
Carlos Lula: Faça algo antes de ter um viés em relação a isso, inseguro de sua atitude ou até mesmo de não pensar no que está fazendo. Nesses casos, a atitude em relação aos acontecimentos se forma através dos movimentos. A formação de uma posição através das ações que você toma há algum tempo é o fundamento comportamental das atitudes.
Carlos Lula: Aqui estão quatro linhas de evidência que explicam como as reações se formam a partir de ações.
Carlos Lula: Teoria da autopercepção: isso sugere que você observe seu comportamento para descobrir sua atitude com base no que você fez ou no processo de fazer.
Carlos Lula: Teoria da dissonância cognitiva : Essa teoria sugere que você se esforça para obter consistência entre suas ações e atitudes. Quando os dois não coincidem, você forma uma nova perspectiva que coincide com as ações passadas.
Carlos Lula: Hipótese do feedback facial: de acordo com essa teoria, as pessoas que mantêm seus músculos faciais provocando uma emoção fazem com que você a experimente, formando sua opinião. Por exemplo, indivíduos que viram desenhos animados que não eram engraçados enquanto posavam para ativar músculos que envolviam músculos sorridentes classificaram os episódios como engraçados.
Carlos Lula: Por outro lado, as pessoas que posavam com canetas na boca, uma ação que ativa os músculos franzidos, classificaram os desenhos como engraçados.
Carlos Lula: As pessoas podem, portanto, desenvolver atitudes negativas ou positivas em relação a objetos que são neutros depois de mover seus músculos faciais para carrancas ou sorrisos, respectivamente.
Carlos Lula: Argumentos persuasivos : dando testemunho pessoal, encenando ou assumindo a perspectiva de outra pessoa, são todas as maneiras pelas quais as pessoas formam atitudes a partir de seus comportamentos. Sua posição pode, portanto, mudar ou ser informada por ser convencida ou educada por outra pessoa.
Fundamentos cognitivos de atitudes
Carlos Lula: O fundamento cognitivo das atitudes deriva de pensamentos profundos sobre o mundo ou de experiências diretas com ele. Pensar no mundo acomoda todos os tipos de processamento inativo de informações. Esses processos incluem pensar, deliberar, refletir e imaginar, além de escrever, ler, falar e ouvir.
Carlos Lula: Você pode perceber todos os insetos como sujos e nojentos, portanto, não é adequado para a alimentação. No entanto, ler sobre gafanhotos como alimento em alguma cultura mudaria sua atitude em relação a alguns insetos comestíveis.
Carlos Lula: Se um relatório dos Centros Nacionais de Controle e Prevenção de Doenças sugere que a exposição à luz ultravioleta leva ao câncer, e você confia no CDC como uma fonte muito credível, você acreditará. Essa atitude se forma através do raciocínio lógico.
Quais são as funções da atitude?
Carlos Lula: A atitude tem quatro funções principais. É crucial notar que as atitudes diferem em força, onde fortes reações centrais se referem aos objetivos centrais que estão relacionados ao eu. Aqui está Daniel Katz, que descreveu quatro funções como função de ajuste, função defensiva do ego, função expressiva de valor e função de conhecimento.
Função de ajuste:
Carlos Lula: Isso ajuda as pessoas a se ajustarem às suas novas atribuições ou ambiente. Os funcionários podem desenvolver uma atitude positiva em relação a uma organização ou trabalho quando são bem tratados. Por outro lado, quando são maltratados e mal pagos, eles desenvolvem uma atitude negativa em relação ao trabalho e à organização como um todo.
Carlos Lula: Essas atitudes ajudam a se adaptar ao seu ambiente e formam a base para o comportamento futuro. A função de ajuste direciona as pessoas para objetos gratificantes e agradáveis, afastando-os de objetos indesejáveis e desagradáveis.
Função ego-defensiva
Carlos Lula: Isso se refere àqueles que mantêm atitudes que justificam ações que tornam a pessoa culpada ou protegem sua auto-estima. Nesta função, as pessoas se protegem dos danos psicológicos por meio de mecanismos de defesa. Esses mecanismos incluem repressão, racionalização, projeção, negação, entre outros.
Carlos Lula: Um novo júnior que constantemente desafia as decisões de um gerente mais velho pode parecer convencido, imaturo, inexperiente e impetuoso pelo chefe imediato. No entanto, embora o novo júnior possa estar certo, o gerente trabalhará para proteger o ego, passando a culpa para a outra parte.
Função expressiva de valor
Carlos Lula: Valorize funções expressivas, como o nome sugere, trabalha para defender atitudes expressas pelos valores fundamentais dos indivíduos. Os valores centrais trabalham para estabelecer nossa identidade e obter uma aprovação social que mostra o que você representa e quem você é.
Carlos Lula: Algumas atitudes são, portanto, importantes para um indivíduo, porque expressam valores integrais a um conceito pessoal individual. As pessoas adotam valores tangíveis e fáceis de comunicar a partir da adoção de atitudes individuais.
Carlos Lula: Um funcionário que valoriza a liberdade exibirá atitudes positivas em relação a horários de trabalho flexíveis, relaxamento do vestir e descentralização da autoridade.
Função de conhecimento
Carlos Lula: Essa função de conhecimento refere-se à necessidade estável e consistente. Como se pode prever o futuro próximo, você terá uma sensação de controle. Devido a algumas funções como essas, atitudes melhores tornam o mundo mais compreensível, conhecível e previsível.
Carlos Lula: Você pode usar a atitude de alguém para prever seu comportamento em breve.
Existem barreiras que podem dificultar a mudança de atitude?
Carlos Lula: Embora uma atitude possa mudar, o processo de mudança não é fácil. Alguns desafios claros são
Carlos Lula: Compromisso anterior: Quando você sente um senso de lealdade em relação a algum curso de ação previamente acordado, é um desafio mudar de opinião ou percepção.
Carlos Lula: Informação insuficiente : Pode não haver razão suficiente para convencer as pessoas a mudarem de atitude. As pessoas, portanto, não percebem por que devem mudar suas emoções ou percepções com o estado de informações ou conhecimentos inadequados.
Carlos Lula: Equilíbrio e consistência : a teoria da atitude de consistência e equilíbrio é outro obstáculo a uma mudança de atitude. As pessoas preferem sua atitude sobre as coisas e as pessoas para combinar com seus comportamentos.
Carlos Lula: Recursos limitados : uma organização pode apresentar algo que parece extremamente ambicioso para seus funcionários. Mudar a atitude de sua equipe exigirá recursos que a empresa pode não ter, daí a falta de se tornar uma barreira.
Carlos Lula: Sistema de recompensa inadequado : um sistema de recompensa que enfatiza muito o desempenho e os resultados a curto prazo fará com que os implementadores ignorem os problemas de longo prazo. Como resultado, os participantes não serão motivados a mudar de atitude.
Carlos Lula: Resistência à mudança : é comum as pessoas acostumadas a uma maneira específica de fazer as coisas resistir a novas idéias, planos e até autoridade. Quando a administração altera os planos, os sujeitos precisam melhorar a si mesmos.
Carlos Lula: Em um ambiente familiar, um homem que se casa com outra esposa após o divórcio ou a morte da primeira provavelmente espera resistência dos filhos. A mudança para uma incerteza vem com emoções misturadas. Essa resistência é uma barreira significativa e comum à mudança de atitude.
Como alguém pode mudar sua atitude?
Carlos Lula: Embora possa demorar um pouco, é fácil mudar sua atitude em relação a algo. A maioria dos palestrantes de motivação enfatiza uma mudança de visão, de uma atitude derrotada para uma positiva antes de implementar qualquer etapa.
Carlos Lula: Aberto ao aprendizado: mantenha-se informado, novas informações ajudam a mudar de atitude. Sua emoção em relação a uma coisa específica pode ser da ignorância. Obter mais ou mais informações abrirá você para outros aspectos, fazendo com que você queira mudar sua atitude.
Carlos Lula: Por exemplo, há algumas décadas, muitas pessoas tiveram uma atitude negativa em relação à implementação e uso de máquinas no local de trabalho. A percepção era de que, com a introdução dos computadores, eles não teriam emprego, pois os robôs substituem os humanos.
Carlos Lula: Aqueles que decidiram obter novas informações e aprender a operar as máquinas acharam fácil trabalhar com novos aparelhos, daí uma mudança de atitude.
Carlos Lula: Experiência direta : a atitude formada por boatos e a associação de um objeto, evento ou pessoa a outra ocorrência pode ser enganosa. Você pode ter uma atitude negativa em relação a uma corrida específica e finalmente começa a trabalhar com várias delas apenas para perceber que estava errado.
Carlos Lula: Persuasão: algumas das atitudes que as pessoas mantêm são herdadas de seus pais ou formadas desde a infância. Imagine crescer enojado com a visão de caracóis, até você interagir com amigos chineses que o convencem a provar a iguaria. Se você gosta do sabor e o vendeu, sua atitude em relação aos caracóis como comida mudou devido à persuasão.
Carlos Lula: Legislação: Alguns vícios e modos de vida mudam através da legislação. Países que declararam práticas como casamento gay ou aborto ilegal tornam seus cidadãos desenvolvem uma atitude em relação a essas práticas. Na história, o racismo é um exemplo perfeito de como a lei muda a atitude das pessoas.
Carlos Lula: Medo: O nível de ansiedade pode fazer alguém mudar sua atitude ou ignorá-la. Níveis baixos de medo dificilmente são eficazes para fazer as pessoas mudarem de atitude em relação a algo. Mostrar fotos de fumantes em cadeia de pessoas nos últimos estágios do câncer de pulmão pode mudar sua atitude em relação ao fumo devido ao medo de morte ou sofrimento.
Carlos Lula: Modificar grupos de associação: caso a atitude de um indivíduo esteja ancorada em um grupo de referência ou associação, a modificação do grupo mudará a atitude dos membros.
Eu é a ir a diferença entre atitude e comportamento?
Carlos Lula: Atitude refere-se a comportamentos, crenças e sentimentos direcionados a idéias, grupos, objetos ou pessoas. A atitude, portanto, influencia o comportamento do indivíduo , como é o modo usual de fazer as coisas.
Carlos Lula: Por outro lado, o comportamento é o modo como as pessoas reagem à sua atitude. Os hábitos formam padrões de comportamento. Outros fatores que influenciam o comportamento além da atitude são finanças, preconceito sobre si e sobre os outros, conveniência ou influência social.
Qual é a sua última palavra?
Carlos Lula: Todos devem se esforçar para desenvolver uma atitude positiva em relação a tudo e à vida em geral. A abordagem correta não apenas o tornará mais flexível como indivíduo, mas tolerante. Pessoas com atitudes positivas também são agradáveis por estarem ao redor e resilientes.
Carlos Lula: Ansioso para um futuro melhor e ver o bem das pessoas é uma ótima maneira de viver na Terra. Atitude positiva aumenta a sua felicidade também.