Da Redação JM Notícia
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Mauro Carlesse (PHS), iniciou uma grande mobilização através de um abaixo-assinado colhendo assinaturas de prefeitos, vereadores, dirigentes classistas e as lideranças em geral contra o projeto, já aprovado na Câmara Federal, da transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco.
O texto que aguarda apreciação no Senado Federal não conta com o apoio de grandes líderes políticos do Tocantins, por trazer uma série de malefícios para a região, inclusive agravar o problema da seca.
Carlesse já apresentou um projeto na Assembleia sugerindo que as águas dos nossos rios estaduais não sejam utilizadas para transposição para outros estados. Com isso, o deputado acredita que a transposição das águas do Rio Tocantins, que devem ser transferidas utilizando o leito do Rio Preto, que está sob o controle do estado, seja impedida com ações do governo do Tocantins.
Nas suas caminhadas pelo estado, Carlesse disse que sua posição contra a transposição do Rio Tocantins tem encontrado apoio da população tocantinense.
“Nós somos solidários com o sofrimento dos nossos irmãos nordestinos causado pela falta d’água na região. No entanto, o Tocantins também já está enfrentando a mesma situação. A seca já afeta nossos rios e causa desabastecimento e prejuízos para agricultura e a pecuária. Vamos buscar, juntos as nossas autoridades outras alternativas que não sacrifiquem a nossa população”, afirmou.