Da redação
Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde desta segunda-feira, 8, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada no período de 7 a 11 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, com a presença de representantes do agronegócio, autoridades políticas e membros da sociedade civil, que na oportunidade conheceram a programação daquela que já é considerada a maior feira do gênero da região norte e a 5ª maior do País.
O Governador destacou o potencial do Estado e os investimentos que estão sendo realizados para melhorar a infraestrutura e atrair novos empreendimentos. Destacou ainda que a Agrotins é uma grande vitrine para os produtores do Tocantins, que reúne representantes de todos os segmentos. “Esse evento é uma grande oportunidade para os nossos produtores conhecerem o que há de melhor no setor e também trocarem experiências para melhorar a produtividade. Aqui se juntam os grandes, médios e pequenos produtores em busca da divulgação e transferência ao setor produtivo dos conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, além da comercialização de produtos visando o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do evento para o setor produtivo. “A agricultura e a pecuária são fundamentais para a economia do Tocantins, e para melhorar as condições de escoamento o governador vai realizar uma força tarefa para recuperação de todas as rodovias do Estado o que tornará o setor muito mais competitivo”.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, afirmou que a Agrotins é um evento do setor produtivo tocantinense que a cada ano mostra o crescimento e a importância do agronegócio no Estado. O secretário disse que uma nova avenida foi aberta no interior do parque, o que vai permitir a expansão do número de expositores, agências bancárias e outros. “O agronegócio é quem estrutura a economia do nosso Estado e além disso, o produtor é quem mais preserva o meio ambiente daí a importância do tema”, explicou o secretário, ressaltando que a expectativa é a melhor possível. “Já temos praticamente 100% dos espaços existentes reservados e estamos ampliando outros para atender as demandas. Os empresários estão confiantes e investindo na participação na Agrotins 2019”, sustentou.
Homenagens
Durante o evento foram homenageados o ex-governador Siqueira Campos e os ex-secretários de estado da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, Nasser Yunes e Roberto Sahium, que idealizaram e realizaram as primeiras edições da Agrotins.
O evento foi prestigiado ainda pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que na oportunidade destacou a importância da ferrovia Norte-Sul para a competividade do agronegócio. “Sabemos do potencial produtivo do Tocantins e nos colocamos a disposição para ajudar na medida do possível”, disse.
Centro Tecnológico
O Centro Agrotecnológico de Palmas conta com uma área de 70 hectares, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio. A expectativa da Seagro é que cerca de 700 expositores de empresas de máquinas agrícolas, insumos e serviços agrícolas, agroenergias, fazendas, construção civil, concessionárias de veículos, associações e cooperativas, instituições bancárias, órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, entre outros ligados ao setor agropecuário exponham seus produtos durante os cinco dias de evento.
Tecnologias
Em mais de uma década e meia, a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional, atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que têm, entre as fontes econômicas, o agronegócio. No evento são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas à realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis, além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas e veículos.
Evolução
A história da Agrotins é de sucesso. Na primeira edição, em 2001, realizada na Fazenda Dom Augusto, no município de Porto Nacional, foram movimentados R$ 7 milhões em volume de negócios, esse número foi crescendo e em 2018 superou o valor de R$ 1 bilhão. Quanto ao número de visitantes, também houve evolução considerável, pois, na primeira Agrotins, foram pouco mais de 10 mil pessoas e, de 2018, mais de 142.728 mil vindos de todas as regiões do Tocantins e de diferentes estados brasileiros. Parte do sucesso em volume de negócios se deve também à participação das instituições financeiras, oferecendo linhas de crédito, taxas reduzidas e serviços especiais para o público da Agrotins.
A quantidade de empresas e instituições participantes também é fator preponderante no sucesso da Feira e o número de expositores cresceu significativamente. Em 2001, foram 88, e foi crescente até 678 expositores em 2018.