Da Redação JM Notícia
A candidata à deputada federal Marta Ramos tem propostas para aumentar a segurança das mulheres e reduzir os números de crimes contra elas que são registrados diariamente.
Uma das propostas é tornar os crimes contra mulheres inafiançáveis e criar uma tropa de elite feminina destinada a atender principalmente casos de violência contra a mulher.
A candidata afirma que caso seja eleita vai destinar recursos para a criação do grupo criado a partir de uma parceria com o Governo do Estado. “Tive a ideia para essa proposta após acompanhar inúmeros casos de violência contra a mulher e que muitas vezes são tratados de forma incorreta por falta de preparo por parte da polícia, o que muitas vezes acaba acarretando a soltura dos que praticam esses atos covardes, como o que ocorreu recentemente no Tocantins, aonde um empresário espancou brutalmente a sua companheira e em menos de 24 horas já estava solto”, disse a candidata.
Preocupada com as mulheres que sofrem violência e são obrigadas a conviver com o agressor, Marta acredita que é preciso transformar a violência contra as mulheres um crime inafiançável. “A Lei Maria da Penha encorajou as mulheres a denunciar, só que ainda falta muito para termos igualdade de gênero. A lei precisa garantir que aqueles que espancam mulheres, sejam suas companheiras ou não, e abusam delas física e psicologicamente fiquem longe, para que elas possam reconstruir a sua vida sem o medo de voltarem a ser vítimas desses criminosos.
Outra proposta da candidata é oferecer cursos profissionalizantes para as mulheres vítimas de violência, para que elas deixem de depender financeiramente dos seus agressores, tendo também apoio psicológico.
“Algumas mulheres acabam não denunciando por dependerem financeiramente dos seus companheiros, mas com o incremento dos centros de apoio, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública, essas mulheres serão capacitadas para proverem o próprio sustento e não mais terem que se sujeitar a permanecer em relacionamentos abusivos”, declarou Marta.
Crianças
A candidata também se preocupa com os filhos, e entende que eles são um fator determinantes para que muitas mulheres permaneçam em relacionamentos tóxicos. “Vamos investir na juventude apoiando a prática de esportes e cursos profissionalizantes para jovens, tirando eles da ociosidade e condicionando-os para que não entrem no caminho da violência e das drogas, como ocorre com muitas crianças e adolescentes, que também acabam sendo vítimas de relacionamentos tóxicos”.
Remédios
Outro ponto defendido pela candidata é a redução nos impostos sobre remédios, beneficiando milhões de pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos, que são os maiores usuários de medicamentos, muitas vezes gastam a maior parte do orçamento familiar para a sua aquisição. “Os impostos são mais caros para os remédios humanos do que nos remédios veterinários. Isso é um absurdo, pois dá a entender que a vida dos bichos valem mais que a dos seres humanos. Por isso, uma vez na Câmara dos Deputados, em Brasília, vou propor o corte radical de impostos nos remédios”, diz Marta Ramos.
“Nesses vários anos como presidente do Conselho Regional de Farmácia percorri os 139 municípios e vi o quanto o nosso estado é carente de políticas públicas voltadas para o bem estar da população. Por isso eu decidi me candidatar, para levar saúde de qualidade, emprego, renda e segurança pública para o nosso povo. Entendo que os deputados têm que ficar mais próximos da população e por isso defendo o municipalismo, uma vez que é nas cidades onde a vida acontece. Quero ser a primeira deputada federal municipalista do Tocantins.