A Câmara Municipal de Palmas instalou, nesta segunda-feira (6), a 1ª Frente Parlamentar do Agro. O grupo será coordenado pela vereadora Karina Café (Republicanos) e nasce para articular políticas voltadas ao agronegócio, à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável da capital.
Na reunião de instalação, os membros aprovaram por unanimidade o Regimento Interno, que passa a orientar as ações e deliberações da Frente. Também foram definidas as pautas prioritárias para os próximos debates.
Entre os temas, estão a revisão do Plano de Manejo da APA Lajeado, regularização fundiária, fomento e valorização da agricultura familiar, fortalecimento do Cinturão Verde de Palmas, inovação tecnológica e assistência técnica rural,
pecuária sustentável, produção de baixo carbono, agroindustrialização, comercialização, além de educação, capacitação e sucessão rural.
“A Frente nasce para unir forças em torno de uma pauta essencial ao desenvolvimento da cidade. Vamos transformar potencial em prosperidade e oportunidades para quem vive da produção rural”, afirmou Karina Café.
O vereador Walter Viana (PRD) foi eleito vice-coordenador por decisão unânime. “O agro é pilar da nossa economia. A Frente aproxima o poder público dos produtores e ajuda a transformar boas ideias em políticas efetivas”, disse.
Compõem a Frente do Agro os vereadores Karina Café (coord.), Walter Viana (vice), Josmundo Vila Nova (PL), Zé Branquim (PP), Thiago Borges (PL), Marilon Barbosa (Republicanos) e Delma Freitas (PP).