Redação JM Notícia
Um dos assuntos debatidos na Câmara Municipal de Gurupi durante a primeira sessão ordinária do ano de 2020 foi o piso salarial dos professores da rede pública de ensino de Gurupi. Motivado pelo anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no último 16, quando junto com o ministro da educação, informou reajuste do piso salarial nacional para os professores, o vereador André Caixeta (PSB) apresentou requerimento ao secretário de educação do município solicitando adequação ao reajuste.
O novo piso dos professores da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84%, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. “ A lei também contempla com o piso outros profissionais da educação básica como aqueles que atuam como suporte pedagógico à docência, e nosso pedido é que abranja a todos”, ressaltou Caixeta.
Idosos
O vereador Eduardo Fortes (PSDB) trouxe a plenário um projeto de Lei que será analisado pelas comissões e que tem como objetivo instituir no município de Gurupi um programa destinado a atender idosos e/ou pessoas a partir de 55 anos de idade. Segundo o parlamentar o programa, denominado no texto do PL de Viver Bem, tem como objetivo promover atividades que contribuam para um processo de envelhecimento de forma saudável.
“Uma oportunidade para interação, a valorização deles e possibilitar o acesso deles à atividades físicas, saúde mental, assistenciais e setoriais da educação, saúde, cultura, esporte, lazer dentre outros”, esclareceu Fortes.
As próximas sessões ordinárias deste mês acontece nesta terça, 11, quarta, 12 e na próxima semana respectivamente nos dias 17, 18 e 19.
ICMS combustíveis
Os parlamentares, com exceção da vereadora Marílis, que optou por não assinar e do vereador Ataíde que não estava presente na sessão, assinara uma solicitação de autoria do vereador Sargento Jenilson em apoio a uma solicitação direcionada ao governador Mauro Carlesse para que o mesmo apoie a proposta do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a redução dos ICMS dos combustíveis.
“As famílias tocantinenses, trabalhadores e universitários sofrem com essa alta nos combustíveis, portanto essa é uma medida que merece o apoio de todos e por isto pedimos pela manifestação do governador em apoio a esta medida justa proposta pelo presidente”, declarou o parlamentar.