Comerciantes de Palmas se reuniram na manhã desta sexta-feira (27) e fizeram um protesto com carreata pelas ruas da cidade. A manifestação é contra o fechamento das empresas, ordem dada pela Prefeitura para evitar aglomeração de pessoas e a disseminação do novo coronavírus. Com carro de som, buzinaço e cartazes, eles pediram a reabertura das lojas.
A manifestação é uma forma de pressionar a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) e o governador Mauro Carlesse (DEM), a por um fim nas medidas adotadas via decretos, para conter os riscos de contágios do novo coronavírus. Nessa quinta-feira, 26, várias instituições ligadas ao setor estiveram reunidos com a gestora e pediram o fim das restrições para o comérico e lojas.
A pressão para que os gestores autorizem a reabertura do comeércio vem depois que o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), fez um pronuciamento e chamou a nação para voltar as suas atividades, alegando que o País não pode parar.
No Tocantins, ao menos duas prefeituras, sendo as de Paraíso e a de Araguaína, já autorizaram a reabertura do comércio e de lojas.