Ícone do site JM NOTÍCIA

Brasil fica fora da lista de países considerados hostis pela Rússia

A Rússia emitiu nesta segunda-feira (7) um relatório com a lista de países que ela considera hostis e o Brasil não faz parte do grupo.

A relação inclui Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.

Todos esses impuseram sanções econômicas ao governo russo diante da invasão da Ucrânia pelas tropas lideradas por Putin.

O Brasil e outros países da América Latina não foram citados do documento. Um dos motivos pode ser as declarações do presidente Jair Bolsonaro que disse na semana passada que o país adotará uma posição de neutralidade em relação ao conflito.

“A cada cinco pessoas no mundo, uma é alimentada pelo Brasil. Nossa posição tem que ser de bastante cautela”, justificou sobre a relação com a Rússia que é muito importante para manter a agropecuária brasileira funcionando.

Sair da versão mobile