O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convocou uma Lei de Emergência para bloquear as contas que estavam sendo utilizadas para receber doações em apoio aos manifestantes que protestam contra o passaporte sanitário estabelecido naquele país.
Pessoas suspensas em estarem envolvidas nas manifestações contra a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 terão suas contas bloqueadas também.
“A partir de hoje, um banco ou outro provedor de serviços financeiros poderá congelar ou suspender imediatamente uma conta sem a necessidade de ordem judicial. Ao fazê-lo, eles estarão protegidos contra responsabilidade civil por ações tomadas de boa fé”, disse a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, durante coletiva de imprensa.
A decisão é apenas uma das várias estabelecidas pelo governo canadense que na semana passada chegou a prender cerca de 100 pessoas que participavam de manifestações chamadas de “comboio da liberdade”.
Os protestos já duram mais de três semanas e tiveram início após o governo do Canadá decidir obrigar uma quarentena a caminhoneiros canadenses que voltaram dos Estados Unidos (EUA) e não se imunizaram contra a Covid-19.