O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) condenou o ataque de Israel a um prédio residencial em Beit Lahia, localizado na Faixa de Gaza, que resultou na morte de pelo menos 93 pessoas, incluindo várias crianças. O bombardeio ocorreu nesta terça-feira (29), segundo as atualizações mais recentes.
“O Brasil manifesta preocupação com a imposição de obstáculos ao ingresso de ajuda humanitária no Norte da Faixa e com as ordens de evacuação emitidas pelas forças israelenses para a população na região, ação que ameaça provocar novo deslocamento forçado de milhares de civis”, informou o MRE em nota oficial nesta quarta-feira (30), um dia após o ataque.
Desde o início de outubro, forças israelenses aumentaram os ataques no norte de Gaza, atingindo residências e infraestruturas civis, como escolas, hospitais e abrigos. Mais de 350 pessoas morreram nas últimas duas semanas, de acordo com autoridades locais. Israel alega que as operações têm como objetivo combater o grupo Hamas, que estaria ativo na região.
“O Brasil reitera o apelo por cessar-fogo permanente e abrangente, que inclua a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária em Gaza”, diz ainda o comunicado do MRE.
Além das ações em Gaza, Israel mantém operações militares no Líbano e realiza ataques contra alvos militares iranianos, em meio ao aumento das tensões na região.