A infestação de ratos no HRA (Hospital Regional de Araguaína), estabelecimento do governo do Estado, foi destaque no programa Bom Dia Brasil da Rede Globo nesta quarta-feira, 19 de setembro. A reportagem é manchete principal do site do programa e foi a primeira a ser relatada na escalada do noticiário.
Conforme a matéria, as imagens de ratos no Hospital Regional de Araguaína deixaram pacientes e moradores da cidade preocupados. A suspeita é de que os roedores foram atraídos pelo lixo deixado no local.
O responsável pelo setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína, Jader José Silva, disse que a presença dos roedores em ambiente hospitalar gera riscos e pode provocar doenças graves. “A urina do rato provoca uma doença grave chamada leptospirose.
Se as pessoas circulam onde têm ratos, a mão pode entrar em contato com o solo, isso pode ser absorvido pela pele e a pessoa pode desenvolver essa doença grave. Pode contaminar material, alimentos, água. Para uma área hospitalar, isso é muito grave”, explicou o especialista.
Para ver a reportagem na íntegra, basta acessar este
Com informações Coligação A verdadeira Mudança