O Pastor Gilberto Marques de Souza, líder assembleiano, faleceu na noite desta sexta-feira, 22, após enfrentar complicações de saúde que o levaram a ser internado na UTI de um hospital privado em Belém. Aos 81 anos, o líder religioso deu entrada no hospital na quinta-feira, 21, devido a um quadro de pneumonia. Apesar dos esforços médicos e de ter sido sedado e transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo, lamentavelmente não resistiu.
A jornada pastoral de Gilberto Marques teve início em 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado. Inicialmente, atuou como pastor auxiliar na Assembleia de Deus de Icoaraci, em Belém, por nove meses, e posteriormente assumiu a presidência da AD de Soure, no Marajó, onde liderou até dezembro de 1982. Em seguida, passou por diferentes congregações, incluindo Igarapé-Açu, Capanema e Ananindeua, esta última abrangendo um campo com 54 congregações e cerca de 6 mil membros e congregados em 2007.
Dentro da COMIEADEPA, Gilberto Marques ocupou diversos cargos, desde supervisor de área em Capanema até 1º vice-presidente, cargo que assumiu em 1990 e que ocupou até o presente ano.
Além de seu papel na COMIEADEPA, Marques também desempenhou funções importantes na Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), incluindo dois mandatos no Conselho Regional Norte, e diversas posições na Mesa Diretora, desde 1º secretário em 1997 até 6º vice-presidente a partir de 2007, cargo no qual foi continuamente reeleito.