Em requerimento apresentado na Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Alan Barbiero (PSB) falou sobre o atendimento e tratamento de pacientes com câncer no Estado do Tocantins. O parlamentar cobrou do Governo do Estado explicações sobre a recusa em instalar no Hospital Geral de Palmas um equipamento aprovado e com recurso já disponibilizado para o tratamento deste pacientes.
O equipamento em questão é o Linacs, um acelerador linear que danifica as células cancerígenas a ponto destas não conseguirem mais se regenerar em se multiplicar. “Este equipamento está no Plano de Expansão da Radioterapia do País e sua instalação foi aprovada para o Tocantins em 2012. Além do equipamento, o Ministério da Saúde também já havia repassado o recurso para a construção da sala em que o Linacs iria operar”, explicou Barbiero.
Entretanto, uma denúncia do Ministério Público Federal apurou que o Governo do Tocantins abriu mão deste equipamento em documento encaminhado ao Ministério da Saúde neste semestre. “Agindo desta forma o Estado nega aos nossos pacientes um tratamento moderno e eficaz, recusando ampliar a cobertura do SUS e deixando dos portadores de câncer reféns do atendimento em outro estado, visto que hoje grande parte dos nossos pacientes são encaminhados para tratamento no Maranhão’, finalizou o Deputado que cobrou, diante desses fatos, uma rápida resposta e providencia.