Em uma noite de domingo do dia das mães em 1980, um encontro entre duas figuras religiosas resultou em um avivamento que transformou a vida de muitas pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo.
O pastor e escritor pentecostal José Gonçalves contou esta interessante e enriquecedora história sobre o avivamento advindo após um sermão emocionante na igreja Yorba Linda, Califórnia, pastoreada por John Wimber, um quaker que era um líder respeitado no crescimento da igreja e evangelismo.
Wimber convidou para pregar naquela noite o jovem Lonnie Frisbee, um ex-hippie que fazia parte do movimento Jesus People, para falar para a à igreja e a multidão de jovens que foram ouvir Frisbe na a igreja. Após a mensagem de Frisbee, ele fez uma breve oração que simplesmente dizia “Vem Espírito Santo”.
Essa oração foi o ponto de partida para o avivamento que transformou a vida de muitas pessoas. Capacitados pelo Espírito, os jovens saíram às ruas e levaram centenas e depois milhares de pessoas a Jesus Cristo, realizando sinais, milagres, curas e libertações.
Esse movimento de igrejas cresceu rapidamente em torno da oração “Vem Espírito Santo”. John Wimber mais tarde chamou isso de “Evangelismo de Poder”, e essa oração ainda é feita de alguma forma entre as igrejas da Vineyard até hoje.
O avivamento iniciado naquela noite de domingo de 1980 se espalhou por todo o mundo e transformou a vida de muitas pessoas. Pastor José Gonçalves lembrou a história com carinho, dizendo que o poder do Espírito Santo ainda pode transformar a vida das pessoas hoje em dia.
Movimento Jesus people
O movimento Jesus People foi um movimento cristão de contracultura que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia.
O movimento foi marcado por uma mistura de elementos do cristianismo evangélico e da cultura hippie. Os membros do movimento acreditavam em uma abordagem mais informal e emocional da religião, muitas vezes se reunindo em espaços públicos, como praias e parques, para cantar, pregar e orar.
Os Jesus People também foram conhecidos por seus esforços evangelísticos, especialmente em áreas urbanas com grande concentração de jovens. Eles usavam música e outros elementos culturais para alcançar pessoas que de outra forma poderiam estar distantes da religião.
O movimento Jesus People teve um grande impacto na cultura americana e na igreja evangélica, influenciando o surgimento de outros movimentos cristãos como a Vineyard e a Hillsong.