Após um período de suspensão, as aulas para estudantes dos cinco campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) vão começar nesta segunda-feira (24). Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas serão remotas, como foram nos últimos meses do primeiro semestre de 2020. A medida é para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.
Além de 1,9 mil estudantes que já estavam matriculados em vários cursos, a Universidade aguarda 280 novos acadêmicos que foram aprovados do Vestibular 2020/2 para os campus Palmas e Paraíso do Tocantins.
A Unitins informou que uma pesquisa sobre as aulas remotas apontou que 10% dos acadêmicos relataram ter dificuldade extrema em terem acesso às ferramentas tecnológicas, como computador, celular ou tablet e internet de velocidade para que pudessem ter acesso às aulas remotas.
Por causa do problema, a Universidade decidiu reabrir os laboratórios de informática. Eles podem ser frequentados desde que os alunos sigam um protocolo sanitário, respeitando medidas de segurança. O uso dos laboratórios será por agendamento.
A Unitins informou que realizou várias ações e atividades para que as aulas fossem retomadas, como formação continuada para professores e oficinas sobre o uso de ferramentas digitais.
O calendário acadêmico completo do semestre letivo, já com as alterações por conta da pandemia , pode ser consultado no Portal da Unitins.