O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) foi designado relator da comissão mista da medida provisória que permite os saques de contas inativas do FGTS até 31 de dezembro de 2015. Os recursos começam a ser liberados na sexta-feira, 10, e vão beneficiar mais de 30 milhões de trabalhadores. A MPV 763/2016 também autoriza a distribuição de parte do lucro do FGTS com os trabalhadores.
“Essa é uma medida excelente, tomada de forma responsável e competente pelo governo Temer”, ponderou o presidente do PSDB/TO, lembrando que a liberação dos recursos do FGTS vai injetar mais de R$ 30 bilhões na economia.
Calendário
“É um rio de dinheiro do trabalhador, que estava represado com rendimento ínfimo, e que vai ajudar a gerar mais empregos e renda para os brasileiros”, completou Ataídes Oliveira. A expectativa do parlamentar é que a MP 763 seja aprovada até meados de abril.
Nesta primeira etapa, têm direito a sacar recursos do FGTS trabalhadores que fazem aniversário nos meses de janeiro ou fevereiro e que pediram demissão ou foram dispensados por justa causa até 31 de dezembro de 2015. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 4,8 milhões de pessoas integram esse primeiro grupo.
Os pagamentos ocorrerão até julho. Dúvidas podem ser esclarecidas no site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br/contasinativas. (Da Ascom)