Redação JM Notícia
Nesta terça-feira (3), a Assembleia Legislativa (AL-TO) realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, entregando o diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, referência a Dona Miúda (1928-2010), personalidade do Jalapão considerada precursora no artesanato à base do capim dourado e engajada na questão quilombola.
Durante a sessão, algumas parlamentares fizeram discursos destacando a importância do papel da mulher na sociedade.
“Reconhecemos a força, coragem e competência das mulheres tocantinenses na conquista de igualdade, autonomia e fortalecimento do protagonismo da mulher na sociedade. Nesta Casa de Leis, apresentei projetos que colaboraram na construção de políticas públicas voltadas para o benefício das mulheres, no combate a violência doméstica e ao feminicídio, no cuidado com a mãe e recém-nascido, entre tantos outros”, declarou a deputada Valderez Castelo Branco (Progressistas).
Já a deputada Vanda Monteiro (PSL) lembrou a importância feminina no contesto histórico do país e do Tocantins com ênfase na garantia de direitos e mais proteção.
“Precisamos ocupar todos os espaços. Seja na política, na administração das empresas e negócios de diferentes áreas. A mulher precisa ser valorizada e reconhecida por sua competência”.
A Sessão Solene ocorre como parte da Programação da Semana da Mulher na Assembleia Legislativa, de 02 a 05 de março. A ideia é oferecer palestras e cursos voltados para empoderamento feminino.
Além da Professora Adonilda, foram homenageadas quatro personalidades femininas que também contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do Tocantins: Professora e ex-deputada federal, Josi Nunes; Médica-Cirurgiã Geral e Pediátrica, Lúcia Caetano Pereira; Assistente Social, Lindaura Ribeiro Monteiro (mãe da deputada Vanda Monteiro) e líder política, Rosimar Mendes Silva.