Assembleia de Deus promove Impacto humanitário em Melgaço para reverter índice de pobreza

Mara Barcellos

 

Com o objetivo de reverter o quadro de pobreza do município de Melgaço, no Marajó, que amarga o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Assembleia de Deus, promove uma ação humanitária de 08 a 11 de junho na cidade, com uma super caravana de aproximadamente 1.300 pessoas.

A missão conta com 20 médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, professores, assistentes sociais, advogados, costureiras, pedreiros, cabeleireiros, e outros profissionais, todos comprometidos com o voluntariado para servir à população e auxiliar na diminuição da pobreza local.

O objetivo é promover ações que alcance dez anos para gerar melhores  condições de vida e o desenvolvimento social e econômico do município.

Realidade

Melgaço está localizado no Marajó, maior ilha fluvial do planeta, e amargou em 2010 o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, com nota 0,418 – em uma escala de 0 a 1 -, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1). Essa é uma medida que permite comparar a qualidade de vida entre municípios do país e do mundo, levando em consideração não só aspectos econômicos, mas também sociais.

Base Humanitária em Melgaço

 

Em uma área de mais de 6.700 metros quadrados, 28 mil pessoas apresentam graves problemas, ampliados com a crise da Covid-19, em setores como saúde, educação, saneamento, alimentação, sociais, culturais, além da escassez de itens básicos.

A educação no município também apresenta falhas claras. De acordo com o IBGE, 15% da população com mais de 15 anos não sabem ler ou escrever. Outra grande parte é analfabeta funcional. Esse quadro reflete diretamente na produção econômica de Melgaço.

 

Sala do curso de corte e costura

Ação missionária

Serão doadas 2.500 cestas de alimentos, kits de enxoval e itens de higiene pessoal, roupas e brinquedos. Serão ofertados atendimentos médicos e distribuição de medicamentos, serviços de enfermagem, odontológicos, psicológicos, nutricionais, oftalmológicos e jurídicos.

Também serão entregues casas para as pessoas necessitadas no município, incluindo toda mobília. A atividade inclui ainda palestras sobre prevenção de abuso e exploração sexual.

Para dar continuidade ao trabalho que iniciou em junho de 2022, a igreja construiu uma base humanitária permanente, onde serão realizados cursos de qualificação como corte de costura e atendimentos na área médica, odontológica e jurídica.

“Deixaremos estabelecidas lá nossa base humanitária e ficaremos lá até que Melgaço deixe de ser o pior IDH do Brasil”, afirma o presidente da Igreja Assembleia de Deus em Belém, Pastor Samuel Câmara.

 Pastor Samuel Câmara 

 

“Serão várias capacitações para profissionalizar a população local, além da instalação de pequenas empresas para gerar trabalho e renda no município”, disse o Pastor Samuel.

112 anos

A atividade faz parte das celebrações dos 112 anos da Igreja Assembleia de Deus. Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Inclusive, Soure, município que dá suporte a Melgaço, foi um dos primeiros lugares no Pará que receberam a mensagem pentecostal de Daniel Berg, no mesmo ano de fundação da Igreja, além de Afuá, também da ilha do Marajó, em 1914.

Para relembrar a data histórica, a Igreja está com programação que envolve também o tradicional teatro de reconstituição para relembrar a chegada dos pioneiros. A encenação será no dia 17 de junho, às 9h, na Escadinha do Porto de Belém e envolve cerca de 50 mil pessoas a cada edição, vindas de navios e vestidas em trajes de época do século XX. Na noite do mesmo dia, ocorrerá a grande celebração dos 112 anos no Centenário Centro de Convenções, e no dia 20 de junho, ocorre o encerramento das comemorações também no Centro de Convenções da igreja.

 

Contatos:

Mais informações e entrevistas com o Pastor Elvis Ribeiro, pelo telefone (91) 98814-4784, e com o Pastor Philipe Câmara, da Igreja Assembleia de Deus, pelo telefone (91) 98481-3213.