A mãe cristã paquistanesa Asia Bibi , que passou quase uma década condenada à morte por falsas acusações de blasfêmia e depois foi libertada e isolada no Canadá no ano passado, diz que planeja solicitar asilo político na França .
+ Livre: Asia Bibi finalmente deixa o Paquistão para se reunir com filhas no Canadá
Nesta terça-feira, Bibi, cujo nome real é Aasiya Noreen, conversou com vários meios de comunicação de Paris , onde relatou suas experiências no Canadá e seu desejo de se mudar para a França.
Bibi está na capital francesa para promover seu novo livro, Enfin Libre! (Finalmente grátis) . O livro foi co-escrito pela jornalista francesa Anne-Isabelle Tollet . O jornalista foi uma das muitas pessoas que fizeram campanha pela libertação de Bibi da prisão.
“Meu grande desejo é morar na França”, disse Bibi, que não fala inglês ou francês, mas foi citado em urdu durante uma entrevista à estação de rádio francesa RTL. “A França é o país onde recebi minha nova vida. Anne-Isabelle é um anjo para mim.
Bibi, trabalhadora agrícola e mãe de cinco filhos, foi acusada por outros trabalhadores muçulmanos de insultar o Profeta Muhammad durante uma discussão que ocorreu depois que ela foi repreendida por ousar beber da mesma fonte de água que eles em 2009. Eles a acusaram de tornar a água “impura” por ser cristã . Os muçulmanos são proibidos de beber do mesmo recipiente que os cristãos.
Como a blasfêmia é um crime punível com pena de morte ou prisão perpétua no Paquistão de maioria muçulmana, Bibi manteve sua inocência, mas foi considerada culpada. Em 2010, Bibi foi condenado à morte. Mas depois de anos de pressão internacional, Bibi foi absolvida pela Suprema Corte do Paquistão em outubro de 2018.
Após sua libertação, ele foi impedido de deixar o país quando multidões de muçulmanos paquistaneses protestaram contra sua absolvição e exigiram uma revisão. Depois que sua absolvição foi confirmada em janeiro de 2019, Bibi foi finalmente autorizado a deixar o país em maio passado.