Planejar ações de humor como as executadas no dia da mentira, exige cuidado e antecedência. Este tipo de comunicação pode refletir em memes, repercussões extremamente positivas ou mesmo negativas.
Além do mais, enganar consumidores pode ser no mínimo perigoso. É um risco que se corre para testar, conhecer a recepção do conteúdo entregue e quem sabe, ganhar um grande espaço nas redes.
Vamos conferir algumas ações que podem inspirar o relacionamento com o seu público? Entender o que já deu certo ou errado pode ser um grande início para repensar seus pontos de partida.
Série Game Of Trones liberada no NetFlix
Quem ainda não viu, corre na fanpage do Netflix para ver. Os escolhidos para a trollagem foram os fãs da série “Game of Trones, apelidada carinhosamente por GoT. A postagem sugeria que a série completa finalmente estaria disponível na plataforma, o que era suspeito, pois como todas as outras produções da concorrente HBO, não estaria disponível na plataforma.
Quando os usuários clicavam no link, abria uma séria chamada Glauber, o Tijolo com as mesmas iniciais da esperada e três episódios disponibilizados. A repercussão foi tão positiva que em menos de uma hora, a postagem possuía mais de 17 mil curtidas, 6 mil comentários e 4 mil compartilhamentos.
Alfa Concursos e o PF
O preparatório para concursos anunciou: “Saiu PF!” Os seguidores que aguardavam o concurso da Polícia Federal se encheram de esperanças, mas ao abrir o link sugerido se deparavam com a foto de um Prato Feito e a mensagem:
“PEGADIIIIIIIIINHA!
Saindo um PF (prato feito)
Entramos no clima do dia 1º de Abril, porque se divertir, faz parte! 🙂
Porém, sua aprovação NÃO É DE MENTIRA!
Continue estudando”
As reações dos concurseiros de plantão, em sua maioria, foi positiva. Alguns se sentiram ofendidos, marcando a reação “Grr” que remete à raiva e comentando que não se brinca com isso. Mas a maioria levou na esportiva. As reações de risos e comentários como: “Melhor cair nas pegadinhas do Alfa do que cair nas do Cespe” dominaram a zueira do preparatório. Tantas reações, só poderiam ter elevado suas métricas.
A nova esfirra do Habib’s
A marca anunciou a nova Bib’sfiha de Feijoada sugerindo que seria a mais brasileira já vista, com direito a promoção. Teve quem achou estranho, quem amou a novidade e os desconfiados que lembraram a comemoração. A empresa não deixou de dar dicas como: “Te deu água na boca? Mas você lembra que dia é hoje?”.
No fim do dia publicaram o mesmo post lembrando o 1° de abril e a seguinte mensagem:
“Sabemos que muitas coisas no Habib’s são inexplicáveis. Outras a gente consegue explicar. Como essa do 1º de abril. Isso mesmo, a Bib’sfiha de Feijoada ainda não faz parte do nosso mundo. E você, se pudesse inventar um novo sabor, qual seria? Solte sua imaginação e conta pra gente!”
Fechou com chave de ouro! Uma pergunta que gera engajamento e ajuda o Habib’s a conhecer os desejos dos seus consumidores.
O Giraffas ficou fora do ar
A rede anunciou que a programação do facebook estava fora do ar, mas não fez post algum no dia da mentira. No dia seguinte, publicou uma mensagem que trazia a nova promoção e lembrava que se fosse dito no dia da mentira, ninguém acreditaria.
“Nossa programação volta ao normal para dizer que tá valendo! Se fosse no dia da mentira você não ia acreditar.
Promoção #TamoJunto Giraffas: Traga um amigo e ganhem 25% de desconto comprando juntos os pratos e sanduíches do cardápio Campeões de vendas ! Vale chamar o crush, os migos, as migas, a família toda, VALE TUDO, SÓ VEM!”
Leve os produtos e ganhe um Unicórnio
É isso mesmo! O DrinkFinity, que vende bebidas, comemorou o dia com a promoção “leve 5 e ganhe um unicórnio”. Lembrando que os Unicórnios estariam sujeitos à disponibilidade.
A nova tecnologia do youtube
Se você viu algum vídeo do youtube no 1° de abril, deve ter percebido um novo ícone, o SnoopaVision.
Clicando nele, as pessoas foram encaminhadas para uma página que explicava o novo “projeto” da marca. Se tratava da possibilidade inovadora de assistir vídeos em 360º com Snoop Dog.
Ele mesmo! O rapper Snoop Dog usou a plataforma para apresentar a fictícia experiência com a ajuda da porta-voz do google, Lauren Verrusio.
A ação do Google que não deu certo
A companhia acrescentou o botão “MicDrop” ao lavo do botão “enviar” do Gmail. Caso os usuários clicassem, até mesmo sem querer, a função incluía o GIF de um Minion largando um microfone na mensagem e enviava, impedindo o destinatário de responder. A palavra “micdrop”, utilizada em batalhas de rap, significa que o desempenho do competidor foi tão bom que deixou o adversário sem resposta.
A brincadeira gerou muitas reclamações no fórum do Gmail, algumas afirmavam, inclusive, ter problemas profissionais com os cliques feitos acidentalmente no botão. A empresa excluiu publicou um comentário oficial:
“Parece que fizemos um trote contra nós mesmos neste ano. Devido a uma falha, o MicDrop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risadas”.
Gostou de mais alguma ação de dia da mentira neste ano? Coloque nos comentários. Compartilhar conhecimentos, saber o que deu certo ou errado é essencial para repensar no futuro. Várias marcas arriscaram e se deram bem, outras não tanto, mas são os riscos que se corre ao buscar o impacto do consumidor. Conhecer o público, analisar e planejar é essencial.
Confira o outro texto em que falamos sobre Como as áreas de comunicação atuam nas organizações.