Dados consolidados nesta semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Araguaína criou 2.475 novos empregos formais em 2023, aumentando em 7,4% o total de postos de trabalho. Expressivo, o resultado representa 19% de todos os novos empregos gerados no Tocantins no ano passado. Agora, de acordo com o Caged, Araguaína já conta com 36,1 mil empregos formais.
De todas as áreas, o setor de serviço foi quem mais gerou vagas, com 54% do total, 1.335 em números absolutos. Na segunda colocação, aparece o comércio, com 24% (606 novos empregos). Depois, com participação menores, vêm construção civil, indústria e agropecuária.
“Eu fico muito orgulhoso com o resultado de Araguaína em 2023, porque mostra que, mesmo em um ano de dificuldades financeiras, inclusive com medidas de contenção de despesas por parte do poder público, conseguimos atrair investimentos e fazer com que os empresários acreditassem na cidade”, ressaltou o prefeito Wagner Rodrigues, ao comemorar os números.
Desde 2021, Araguaína vem concluindo os anos com números de empregos gerados muito acima dos 2 mil, totalizando 7.735 novas vagas formais ocupadas no período. “É motivo de muita alegria saber que 8 mil pessoas, com certeza milhares de homens e mulheres chefes de família, foram beneficiadas com empregos formais nos últimos três anos. A gente aprofundou um trabalho já muito bom de facilitar a abertura de empresas, ajudar quem quer investir de verdade na cidade e sobretudo oferecer um ambiente atrativo para bons negócios”, pontuou o prefeito.
2024 promissor
Para 2024, o prefeito Wagner Rodrigues projeta que a quantidade de geração de empregos seja bem superior. O motivo dessa previsão são os grandes empreendimentos que serão inaugurados na cidade.
Um deles é o Lago Center Shopping, que tem previsão de abrir as portas para o público em abril. Com centenas de lojas, entre elas várias franquias nacionais, o espaço tem previsão de gerar até três mil empregos diretos e indiretos.
Outras duas grandes empresas do ramo de alimentação também estão em fase de instalação. Uma delas, inclusive, deverá empregar quase mil pessoas diretamente já a partir de julho.
“Nós temos shopping para ser aberto, grandes empresas da alimentação, além da ampliação de lojas da cidade e das empresas de serviços ligados ao agro. A expectativa para 2024 é a melhor possível com tudo isso”, finalizou o prefeito.
Novos empregos gerados por ano em Araguaína
2021 – 2.865
2022 – 2.396
2023 – 2.475
Percentual de Araguaína em relação aos novos empregos do Tocantins 2023 – 19%
Aumento de quantidade empregos formais em Araguaína de 2022 para 2023 – 7,4%
Na tarde deste domingo, 22, a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Ponte JK), que conecta os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, desabou, deixando a...
Leia mais