A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciará, nesta quinta-feira, 16, a vacinação de reforço contra a covid-19 para a população que recebeu a dose única do imunizante da fabricante Janssen. A administração da dose de reforço da vacina Janssen foi recomendada pelo Ministério da Saúde por meio de uma nota técnica e será destinada a pessoas com mais de 18 anos, com exceção das gestantes e puérperas.
Até o momento, 1.755 doses foram enviadas para Araguaína e 80 delas serão destinadas à população em situação de rua. O reforço deverá ser administrado no intervalo mínimo de 2 meses e máximo de 6 meses após a aplicação da primeira dose. Já as mulheres que tomaram a Janssen e atualmente se encontram gestantes ou puérperas, deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.
“Ainda há uma baixa procura por parte da população jovem pela segunda dose e da população adulta pela dose de reforço. Neste final de ano Araguaína está mantendo além da vacinação nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, a vacinação itinerante, para alcançar o maior número de pessoas possível e é importante que a população entenda a importância dessa imunização para garantir a segurança nesse período de festas”, orienta a enfermeira da Central Municipal de Imunização, Zaynne Rossana da Costa.
Locais de vacinação
Em Araguaína, foram vacinadas 4.071 pessoas com o imunizante da fabricante Janssen. Devido ao baixo quantitativo que doses recebidas até o momento, o reforço da vacinação estará disponível em cinco locais: UBS Dr. Francisco (
Entre os meses de novembro e início de dezembro, a Secretaria da Saúde de Araguaína chegou a aplicar cerca de 18 mil doses da vacina contra a covid-19. Em dias de pico, a máxima alcançada tem sido de cerca de 900 doses aplicadas por dia entre primeira dose, segunda dose e doses de reforço.