Da Redação JM Notícia
O clima de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte continua alto, neste domingo (3) o jornal do Partido dos Trabalhadores da Coreia condenou as manobras conjuntas entre os americanos e a Coreia do Sul.
Os dois países iniciaram nesta segunda-feira (4) uma série de manobras aéreas com cerca de 230 aviões, entre eles caças invisíveis F-22 Raptor. Serão cinco dias de atividades que o governo de Kim Jong-un classificou como “belicistas”.
“É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que poderia levar a uma guerra nuclear a qualquer momento”, ameaçou a publicação. “Os belicistas americanos e sua marionete sul-coreana fariam melhor em lembrar que seu exercício militar dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido quanto um ato para precipitar sua autodestruição”, acrescentou.
As manobras conjuntas entre as forças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul se iniciam poucos dias depois do teste norte-coreano com um míssil balístico intercontinental.
Apesar das constantes ameaças, os norte-coreanos acusam o presidente americano, Donald Trump, de incitar uma guerra nuclear. Sem medo, o conselheiro de Segurança Nacional, H.R. McMaster, admite que a possibilidade de guerra contra a Coreia do Norte “aumenta a cada dia”. “Há maneiras de enfrentar esse problema fora de um conflito armado, mas é uma corrida, porque se aproxima cada vez mais [da chegada]. Não resta muito tempo”, advertiu.