Os estudantes atletas com deficiência física, intelectual e visual, de 11 a 17 anos, protagonizaram momentos de superação e talento nos Jogos Paradesportivos do Tocantins – Parajets, realizados nos dias 10 e 11 de setembro de 2024. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (SEDUC), teve o objetivo de revelar novos talentos, mas também de promover a inclusão social e elevar a autoestima dos participantes por meio do esporte.
Entre os destaques do evento, a equipe da APAE de Araguaína fez história, enviando sete atletas que retornaram com várias medalhas. A atleta Jaqueline Silveira também trouxe o ouro olímpico para o Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico. Todos os jovens e crianças que competiram foram campões em superação, sendo exemplos de como o incentivo ao esporte pode transformar vidas e revelar grandes talentos.
O Parajets oferece uma oportunidade para que os jovens com deficiência participem de atividades esportivas competitivas, além de fomentar uma educação inclusiva que valoriza o desenvolvimento integral dos alunos. Ao integrar o esporte à vida desses estudantes, o evento reforça a prática esportiva como uma ferramenta essencial para a inclusão, proporcionando mais autonomia, superação e socialização.
Além de ser uma vitrine para o surgimento de novos atletas, a competição também serve como uma etapa classificatória para as Paralimpíadas Escolares Nacionais, que acontecerão em novembro na cidade de São Paulo. Na edição de 2023 das Paralimpíadas, os estudantes do Tocantins conquistaram 75 medalhas e quebraram seis recordes estudantis nacionais. Este é um importante passo para que esses jovens atletas possam sonhar com grandes conquistas no cenário esportivo.
Fonte: afnoticias