AGRONEGÓCIO: “Essa sempre será uma de nossas bandeiras”, destaca Deputado Federal Filipe Martins ao falar do Plano Safra 24/25
O Deputado Filipe Martins participou, nesta terça-feira (25), de uma coletiva de imprensa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que alertou sobre os impactos da suspensão do Plano Safra. O parlamentar manifestou preocupação com a interrupção dos financiamentos essenciais para o setor, o que levou o governo a recuar da medida.
Para Filipe Martins, o Plano Safra é fundamental para o crescimento do agronegócio:
“Essa é uma vitória de todo o setor produtivo. O Plano Safra garante crédito acessível para agricultores e pecuaristas, incentiva a modernização, protege contra riscos climáticos e fortalece a economia. Sem esse apoio, muitos produtores teriam dificuldades para manter suas atividades e garantir a segurança alimentar do país.”
Entenda o caso:
Na noite desta segunda-feira (24), uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) publicou a Medida Provisória nº 1.289/2025, que recompõe de forma imediata o crédito rural.
O presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), destacou a importância da reação rápida do setor agropecuário:
“A organização e mobilização do setor mostraram que não é necessário um comando central para reagir a decisões equivocadas. A resposta foi imediata, e o próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu o erro e anunciou uma nova MP para resolver a questão.”
A decisão do Tesouro Nacional de suspender novas contratações de crédito do Plano Safra vigente, anunciada na última quinta-feira (20), gerou indignação no setor produtivo. Para Pedro Lupion, a falta de comunicação prévia sobre o esgotamento de recursos expõe a inabilidade política do governo federal em dialogar com o Congresso Nacional para buscar soluções.