Da redação JM
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, tomou posse como membro titular do conselho fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A eleição da nova diretoria do Consed, assim como a posse dos novos membros, foi realizada na última quinta-feira, em Brasília, sede do Conselho.
Formado por secretários de Educação de todos os Estados, e do Distrito Federal, o Consed é uma entidade representativa e propositiva de políticas públicas voltadas para a Educação. O Conselho é uma instituição que tem papel fundamental em discussões importantes como o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular. Além da promoção e articulação de projetos e programas, como o Prêmio Gestão Escolar.
O conselho fiscal é órgão de fiscalização e controle do Consed, a quem incumbe examinar a prestação de contas anual da presidência, bem como apreciar os demonstrativos contábeis, financeiros, operacionais e patrimoniais da entidade, elaborando os pareceres competentes para a deliberação do Fórum de Secretários.
A secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, foi reconduzida, por aclamação, à presidência do Consed. Ao lado dela, na 1ª vice-presidência, representando a região Nordeste, continua o secretário Fred Amancio, de Pernambuco. A secretária Marioneide Kliemaschewsk, do Mato Grosso, é a segunda vice, representando a região Centro-Oeste. Na terceira vice-presidência, pela região Sudeste, ficou o secretário Vitor de Angelo, do Espírito Santo. Escolhido pelos secretários da região Norte, o quarto vice é o secretário do Amazonas, Luiz Castro. Por fim, Renato Feder, do Paraná, foi indicado para ser o quinto vice-presidente, representando a região Sul.
Adriana Aguiar assume como membro do conselho fiscal, que tem como presidente o secretário de Educação do Estado de Sergipe, Josué Modesto. Além deles faz parte, ainda, como membro titular, o secretário Faisal Karam, do Rio Grande do Sul. Como suplentes, estão os secretários Helber Jacobina, do Piauí, Suamy Vivecanda, de Rondônia, e Leila Perussolo, de Roraima.
Para a Adriana Aguiar, assumir como membro titular do conselho fiscal do Consed é uma responsabilidade muito grande, pelas funções de fiscalização e controle que o cargo representa. A secretária do Tocantins destacou, ainda, a expectativa pela unção no Conselho Nacional de Secretários de Educação.
“É uma alegria muito grande e uma responsabilidade ainda maior fazer parte do conselho fiscal do Consed. Ao lado dos demais secretários, pretendo realizar um trabalho efetivo e cuidadoso, tendo sempre como foco uma educação melhor para todos”, destacou Adriana Aguiar.