Da Redação JM
A Assembleia de Deus na Paraíba, igreja liderada pelo pastor José Carlos de Lima, que também é presidente da Convenção de Ministros da Assembeia de Deus na Paraíba (COMADEP) e da União de Ministros das Assembleias de Deus do Nordeste (UMADENE), inicia a partir de hoje (10) às 18h, a festa de 100 anos da igreja na Paraíba.
A ADPB preparou uma programação especial para todo o ano de 2018 em homenagem ao seu centenário e vai comemorar essa data histórica entre os dias 10 e 16 de dezembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. A ADPB nasceu no Sítio Vertente, em Alagoa Grande.
A história
A Assembleia de Deus na Paraíba não tem determinado o dia exato em que os primeiros missionários pentecostais chegaram ao estado, mas “sabe-se que em 1918 iniciaram os primeiros cultos de natureza pentecostal em Alagoa Grande, no distrito de Vertente“, informa o site da denominação.
+ Assembleias de Deus iniciam o Projeto Nordeste Para Cristo
Atualmente, segundo dados fornecidos pela Convenção de Ministros da Assembleia de Deus na Paraíba (COMADEP), a igreja possui mais de 1.000 templos em todo o Estado, além de um número aproximado de 120 mil crentes membros.
O pastor José Carlos de Lima disse que comemorar 100 anos é um grande privilégio concedido pelo Senhor: “Deus nos tem feito prosperar e chegou o tempo de celebrarmos ao Senhor com grande júbilo.”
A igreja também disponibilizou um site do centenário com informações sobre sua história e os eventos de celebração.
Homenagens
No mês de setembro, as autoridades políticas do estado prestaram homenagem a ADPB. Na época, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram uma sessão solene conjunta, para homenagear o centenário da Igreja Assembleia de Deus na Paraíba (ADPB).
Na ocasião, os parlamentares paraibanos apresentaram um voto de aplauso à ADPB e ressaltaram a importância da igreja nos âmbitos social e espiritual.
Lançamento de documentário oficial
A equipe de comunicação da Assembleia de Deus na Paraíba apresentará durante a realização da festa do centenário um documentário que vai contar a história dos cem anos da igreja no estado.
Para reconstruir essa história de desafios e milagres, os jornalistas da ADPB conversaram com personagens cruciais, que participaram direta ou indiretamente dos episódios que culminaram com a chegada da Assembleia de Deus na Paraíba e de sua posterior expansão aqui no Estado.
O documentário vai descrever como foi a fundação da igreja na Paraíba, que se deu por intermédio de Manoel Francisco Dubu, considerado o quarto brasileiro a ser batizado com o Espírito Santo e a falar em línguas no Brasil. Ele entregou sua vida a Cristo na Igreja Presbiteriana em Belém do Pará, mas decidiu voltar à Paraíba depois de ter vivido a experiência da fé pentecostal. Ali juntou-se ao irmão Galdino Cândido e realizou o primeiro culto pentecostal do Estado, no Sítio Vertente.
Confira os pregadores e cantores do Congresso do Centenário da ADPB