Da Redação JM Notícia
A ONG Global Footprint Network faz um alerta: a partir do dia 1º de agosto a Humanidade está em déficit ambiental com o planeta. A data é batizada como Dia de Sobrecarga da Terra e serve para alertar a população mundial a respeito do consumo de recursos naturais.
O alerta se baseia no fato de que, faltando ainda cinco meses para terminar o ano, já consumimos todo o orçamento anual de recursos como água, fibras, madeiras, terra e alimento. O consumo é superior ao que o planeta é capaz de renovar.
“Nossas economias estão fazendo um esquema Ponzi com o nosso planeta. Nós estamos usando recursos futuros da Terra para operar no presente e cavando cada vez mais fundo o déficit ecológico”, afirmou Mathis Wackernagel, diretor executivo da Global Footprint Network.
As emissões de carbono também preocupam o grupo que sugere criar um futuro próspero livre dos combustíveis fósseis e da destruição planetária. Aumento da temperaturas em países como o Japão (que registro nesta segundo a temperatura recorde de 41,1°), grandes períodos de secas, aumento de incêndios florestais, secas, entre outros desastres naturais seriam resultado desse consumo desenfreado que geraram o estouro do orçamento de recursos naturais.
Para o Dia de Sobrecarga da Terra, a Global Footprint Network identificou algumas possível soluções para este problema: substituir carros pelo transporte público, caminhas ou bicicleta, por exemplo, faria com que a data do déficit humanitário fosse atrasada em 12 dias.
Outra alternativa capaz de atrasar a data em cinco meses é a redução do componente do carbono em 50%. Se conseguimos cortar pela metade o desperdício de alimentos a data seria atrasada em 38 dias.