Os cassinos online e os jogos de apostas estão buscando formas de ganhar mais espaço no Brasil, seja patrocinando equipes de futebol ou com maior investimento em marketing digital. Entretanto, é o sucesso dessas plataformas e serviços em outros países que mostram todo o potencial deste mercado.
Esse sucesso em terras lusas, que possui alguma tradição com os cassinos físicos, é pela variedade de jogos disponíveis online. Como mostra o site Cassino Betfair, jogos como o blackjack, a roleta e as máquinas caça-niqueis possuem temas variados e interativos que costumam oferecer uma diversão até maior que os jogos tradicionais. Isso conquistou o público português, e tem conquistado também o brasileiro.
Segundo números divulgados pelo portal Jornal de Negócios, considerando apenas os três primeiros trimestres do ano passado, os cassinos online cresceram mais de 60% em volumes de apostas em Portugal. Isso significa que os portugueses estão gastando mais de US$ 700 mil por hora com esses jogos de apostas. Um número surpreendente e que movimenta um mercado cada vez mais promissor, e que possui um potencial ainda maior no Brasil.
Com uma população de 200 milhões de pessoas, o público brasileiro de cassino online tem tudo para conseguir ainda mais faturamento. Isso significa até mais dinheiro para o estado, pois a arrecadação de impostos dessas empresas digitais costuma ser alta. Essa mesma reportagem mostra que Portugal conseguiu recolher mais de US$ 80 milhões em impostos dos cassinos online. Imaginar qual seria esse valor no Brasil, é o primeiro passo para entender os benefícios que essa indústria pode conseguir.
Perfil ideal
Além do aspecto populacional, o Brasil também conta com o sucesso que os jogos online, não apenas os de apostas, possuem por aqui. Segundo reportagem do site Meio e Mensagem, cerca de 62% dos usuários de internet no país gastam algum tempo com os jogos virtuais. Isso significa que o mercado brasileiro é 12º maior do mundo, e com um grande potencial de crescimento para o futuro.
Fonte: Unsplash
O mercado em Portugal não aparece entre os 20 primeiros, e mesmo assim consegue arrecadar milhões todos os anos com os cassinos online. Ou seja, esse perfil mais voltado para o entretenimento digital pode fazer do mercado brasileiro algo bastante lucrativo. Segundo o portal da IGN Brasil, a indústria de games do Brasil foi uma das que mais cresceu nos últimos sete anos, e não dá nenhum sinal de que vai parar de crescer.
Os excelentes números de Portugal podem servir de inspiração para o Brasil, que ainda está começando a abrir espaço para essas plataformas. Além disso, o sucesso por lá é uma excelente propaganda, que pode conseguir resultados melhores do que investir em anúncios nas redes sociais ou em patrocínios nos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Afinal, nada melhor que um exemplo bem-sucedido para explicar o potencial que existe neste setor do entretenimento digital.