Os principais legisladores e ativistas conservadores dos EUA estão se mudando para um novo aplicativo de mídia social – Parler – enquanto o Twitter continua a reprimir o discurso do segmento.
Somente nesta semana, Parler, que se autodenomina uma “rede social de liberdade de expressão”, viu um aumento de 50% em novos usuários, de acordo com o Mediaite . O êxodo ocorre quando o Twitter, um site de propriedade progressiva, continua a sinalizar tweets do presidente Donald Trump, cuja conta é o primeiro resultado se alguém procurar “racista” no site.
+ Conservadores repudiam decisão do STF sobre inquérito das fake news: ‘Ditadura da toga instalada’
+ Ex-funcionário denuncia que Google limita alcance de sites conservadores
O Twitter também suspendeu permanentemente as contas de um popular criador de memes conservador, bem como de um especialista amplamente conhecido da direita.
O senador Ted Cruz (R-Texas) postou um vídeo quinta-feira anunciando que ele se juntaria a Parler. No vídeo, o ex-candidato à presidência disse que a plataforma nascente “entende o que é a liberdade de expressão”.
“Vamos falar; vamos falar livremente e terminar com a censura no Vale do Silício ”, disse o senador, observando sites como YouTube, Facebook e Twitter“ uma capacidade incomparável de moldar o que os americanos veem, ouvem e, finalmente, pensam ”.
O deputado Devin Nunes (Califórnia) também se juntou a Parler. Muitos líderes de pensamento conservadores também adicionaram o novo aplicativo a seus canais de mídia social, de acordo com o The Washington Examiner .
O escritor conservador Sean Davis escreveu que o fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, “não tem tolerância” por Trump “anunciar que ele defenderá o estado de direito”, referindo-se a um cargo presidencial suprimido pelo Twitter.
Em apenas alguns dias, Parler passou de cerca de um milhão de usuários para 1,5 milhão, de acordo com dados fornecidos ao Mediaite. Note-se, é claro, que esse número é incrivelmente pequeno em comparação aos 330 milhões de usuários atualmente no Twitter.
(Com Faitwhire)