Ao nos estabelecermos na nova norma que o COVID-19 criou para nós, é hora de pensar no que acontece quando nossas igrejas reabrem. Como podemos começar a nos preparar para as operações depois de uma mudança sem precedentes na maneira de pregar, reunir e adorar?
Maneiras de Abordar a Reabertura de Igrejas
Os pastores estão assistindo e esperando para ver como as coisas vão acontecer nas próximas semanas. Existe o potencial de começarmos a nos reunir em fases, começando com 20 a 50 pessoas se reunindo e crescendo a partir daí por semanas ou meses. Essa realidade está levando os pastores a criar planos de contingência para a reabertura de sua igreja. A fase lenta de reuniões durante um período de tempo pode beneficiar nossa comunidade, colocando a saúde espiritual, física, mental e emocional de nossas congregações em primeiro lugar.
+ Pastores espalham o evangelho com suas máscaras
Cada pastor que participou de um webinar sobre este tema expressou a importância de honrar os líderes e seguir as diretrizes do governador e prefeito durante todo o processo. Há uma nova realidade pós-COVID-19, e a maneira como reunimos inevitavelmente parecerá diferente. É importante encontrar maneiras de ajudar nossa comunidade a se preparar para essa nova maneira de se reunir no futuro. Embora não haja uma data definitiva para se reunir novamente, é imperativo que os pastores amem intencional e genuinamente e sirvam bem à sua comunidade nesse meio tempo.
7 chaves para reabrir a igreja
- O argumento mais óbvio é que o uso de plataformas online durante o COVID-19 está sendo maximizado. Pode ser desafiador, mas necessário, para os líderes começarem a considerar como isso se traduz na maneira como fazemos igreja no futuro. Como você alcançou seu público durante esse período?
- Mesmo em meio à incerteza, os líderes podem encontrar esperança em poder se reunir novamente. Enquanto os pastores esperam reabrir sua igreja, será imperativo que eles fiquem cerca de um mês à frente e se preparem adequadamente. Mantenha-se atualizado sobre as mais recentes leis de coleta para garantir que você esteja preparado com mensagens cheias de esperança, oportunidades de serviço e uma equipe completa para abrir novamente.
- Os pastores devem ajustar seu futuro modelo de ministério para acomodar as decisões do governo, promovendo lentamente as reuniões para o bem-estar de nossa comunidade.
- Considere onde sua comunidade está emocionalmente para guiá-los da maneira mais apropriada. Se você conhece uma grande população de sua igreja que sofreu emocional ou financeiramente devido à pandemia, ofereça mensagens adaptadas às necessidades atuais. Se sua congregação teve a sorte de se sair bem, considere fornecer mensagens de serviço e amor às pessoas da comunidade.
- Comunique demais as precauções que serão tomadas em sua igreja. As pessoas terão novas expectativas de saúde após esta crise. Algumas maneiras de comunicar que você está tomando precauções são garantir aos pais que as áreas do ministério infantil estão constantemente sendo desinfetadas, exigir que os recepcionistas usem luvas ou forneçam inúmeras estações de desinfecção.
- Crie planos de contingência que minimizem grandes reuniões. Algumas considerações podem ser a manutenção de serviços on-line e a realização de reuniões de oração ao longo da semana, a fim de transformar a comunidade em grupos menores. Enquanto isso, use a tecnologia para permitir que pequenos grupos continuem se reunindo, entre em contato pessoalmente com seus membros e considere enviar um verso diário da Bíblia ou devocional para manter os membros fortes antes que você possa reabrir completamente.
- Incorpore vários encontros ao longo da semana para diminuir o número de pessoas presentes de cada vez.
Grupos pequenos, frequência e duração das reuniões
Como utilizamos plataformas online para continuar pequenos grupos, houve uma tendência universal de maior participação. Grupos pequenos baseados em sermão têm sido um recurso útil para novos participantes, fornecendo apoio, discernimento e próximas etapas para os novos membros em sua congregação. Esta é uma grande avenida para os pastores utilizarem ao construir a comunidade e ajudar seus membros em sua caminhada com Cristo.
Há alegria, esperança e encorajamento, à medida que os pastores conseguem ver o número de pessoas em sua comunidade que se reúnem e cultuam e oram organicamente. A reunião virtualmente pode não ter todos os elementos positivos de uma conexão pessoal. No entanto, o senso de rotina com tempos de reunião mais curtos produziu resultados positivos em todos os setores.
Mudando o Foco do Sermão
A pregação no meio de uma pandemia global mostrou aos pastores a importância de passar de uma série de sermões anteriores para uma que se relaciona com o clima atual de sua congregação e comunidade, a fim de realmente liderar e cuidar de seus membros. É também um momento incrível para a congregação ver seus líderes se apoiarem em Deus durante esses tempos difíceis e confiar no tempo de Deus.
O conteúdo dos sermões mudou drasticamente, e as igrejas ajustaram todo o formato de seus cultos de fim de semana, incluindo seus horários de pregação. Muitos pastores seniores estão parando para ter pastores convidados durante esta crise global, a fim de cuidar das necessidades de sua comunidade específica da igreja.
Como não podemos nos encontrar pessoalmente, os pastores estão liderando sua comunidade de novas maneiras, incorporando mais conteúdo diário, incentivo diário e momentos diários de oração. Essas novas maneiras de pastorear provavelmente continuarão sendo um item básico quando reabrirmos as igrejas.
Como lidar com a fácil acessibilidade aos sermões
Outra realidade que os pastores estão enfrentando é que sua comunidade começará a ouvir vários pastores. Como isso se torna uma verdade maior, os pastores devem lembrar à sua congregação que sermões adicionais são uma ótima ferramenta suplementar, mas não devem substituir o envolvimento deles com a comunidade da igreja real. Tente reforçar que a principal fonte de crescimento e desenvolvimento de um cristão acontece através da comunidade da igreja.
(Com Charisma News)