Com o aumento de COVID-19 em Araguaína, a prefeitura que havia flexibilizado a realização de cultos religiosos no inicio do mês, decidiu em reunião, após ouvir o Conselho de Pastores, determinar o fechamento total das igrejas na cidade:
“Os templos serão fechados para celebrações e cultos presenciais, logo, os cultos deverão funcionar de forma remota (à distância, internet, rádio, TV e etc), por um lapso temporal, para evitarmos a aceleração acentuada das pessoas infectadas”, disse a nota envida pelo presidente do Conselho ao JM Notícias.
Ainda de acordo com o pastor Flávio Braga, o prefeito Ronaldo Dimas deve publicar um novo decreto sobre as medidas restritivas e aos diversos setores da sociedade, que neste caso, inclui os cultos presenciais nos templos.
Ao finalizar a nota, o líder do COMEARA, afirma que é com pesar que informamos tal medida, apesar da nobreza da intenção das autoridades, fica o sentimento de doce amargo”.
CASOS
Em abril, Araguaína passou exatos 14 dias sem registrar nenhum caso do novo coronavírus, mas a realidade começou a mudar completamente a partir do feriado de Tiradentes, dia 21. Naquela data, a cidade rompeu a trégua e registrou seu 6º caso, sendo que cinco pacientes já estavam curados.
Uma semana depois, Araguaína já contabiliza 29 casos de covid-19, aumento de mais de 300% no número de pessoas infectadas, conforme dados divulgados na noite desta segunda-feira (27).
COMUNICADO COMEARA
Graça e Paz a todos os Ministros do Evangelho em Araguaína.
Venho por meio deste com devido respeito e acatamento informar que o Executivo Municipal entrou em
contato com à Presidência do COMEARA, solicitando compreensão e ajuda desta instituição e de seus reapresentados (Ministros do Evangelho), com o momento atual que se encontra nossa cidade, em relação ao aumento do número de pessoas infectadas com o Covid 19.
O COMEARA está debatendo e ajudando nas medidas de proteção, defendendo a livre pregação do Evangelho, no entanto, resguardando os interesses da família e de toda sociedade quanto a saúde, nos mais diversificados aspectos possíveis.
Quero externar que pedimos ao executivo, para analisar os dados técnicos com o mínimo de interferência de achismos.
Em planejamento que já vínhamos discutindo, existia um limite prudencial que começa ser ultrapassado pelo número de internados.
Fundamentados neste dados públicos e notórios o executivo irá baixar um novo decreto nas próximas horas, com novas medidas restritivas e aos diversos setor da sociedade, dentre estes estarão o cultos presenciais nos templos.
Os templos serão fechados para celebrações e cultos presenciais, logo, os cultos deverão funcionar de forma remota (à distância, internet, rádio, TV e etc), por um lapso temporal, para evitarmos a aceleração acentuada das pessoas infectadas.
No entanto, é com pesar que informamos tal medida, apesar da nobreza da intenção das autoridades, fica o sentimento de doce amargo;
Sem mais para o momento deixo protesto de elevada estima e consideração.
Araguaína, 28 de abril de 2020.
Flávio Braga