As obras da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, no trecho que liga o município de Xambioá (TO) ao município de São Geraldo do Araguaia (PA), já têm data para se tornar realidade. Na tarde desta quarta-feira, 30, durante reunião em Brasília (DF), o ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues, garantiu ao governador Marcelo Miranda, e para cinco parlamentares federais, que o Edital de Licitação será lançado até o dia 31 de maio.
Marcelo Miranda agradeceu ao ministro pela visão que tem tido do Estado do Tocantins e enfatizou a participação da bancada nessa conquista. “Foi um encontro altamente positivo com o ministro e a bancada federal. Os prazos estipulados vêm ao encontro do que pensamos, temos que trabalhar com metas. Essa ponte vai trazer grande desenvolvimento para toda a região”, destacou o governador.
A obra, que está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem custo total estimado em R$ 160 milhões, sendo que R$ 100 milhões já estão garantidos no orçamento 2016 por meio de emenda de parlamentares, de caráter impositivo, ou seja, a verba estabelecida tem previsão orçamentária e execução financeira garantidas.
A ponte, com 1.721 metros de extensão, será construída no trecho da BR-153 que interliga as malhas viárias dos Estados do Tocantins e Pará. Atualmente, a travessia no trecho é realizada por meio de balsas, gerando transtornos à logística de escoamento da produção local e regional.
Participaram da reunião com o ministro, o secretário de Infraestrutura do Tocantins, Sérgio Leão; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; as deputadas federais, Josi Nunes e Dulce Miranda; os deputados federais, Lazaro Botelho e César Halum; e o senador Donizeti Nogueira.