A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou na noite desta sexta-feira (27) um novo boletim com as atualizações a respeito do avanço do novo coronavírus no Tocantins. O número de casos confirmados chegou a 9. O novo caso é também o primeiro fora da capital, uma paciente de 26 anos que mora em Araguaína. Os outros oito casos, que já estavam confirmados no último boletim, são de Palmas.
De acordo com a SES, a paciente esteve no litoral e em aeroportos de grande fluxo (São Paulo e Brasília) e está em isolamento domiciliar, tendo apresentado sintomas leves. O exame foi realizado pelo Laboratório Central do Tocantins (Lacen).
Não foram divulgados os números de casos suspeitos e descartados da doença. A SES deixou de atualizar estas informações no último domingo (22) alegando problemas de instabilidade no banco de dados nacional. Na última terça (24), o Ministério tinha dito que a previsão de normalização do sistema era para esta quinta-feira (26).
A SES informou ainda que há dois pacientes internados na rede particular de saúde em função da doença. Estes dois casos são na capital. A paciente que teve a primeira confirmação oficial no Tocantins, a advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos, se recuperou dos sintomas da síndrome gripal e está fora da janela de contágio.
(Com G1)