O atendimento da Polícia Civil no Tocantins também vai passar por alterações nos próximos dias. As medidas são parte dos esforços para conter o coronavírus e já começaram a valer. A partir de agora, apenas crimes que envolvam violência ou que sejam considerados urgentes serão registrados presencialmente. Casos mais leves devem ser informados através da internet, na delegacia virtual.
O acesso a alguns prédios da polícia também será restrito, com exceção daquele que funcionam em regime de plantão.
Confira os tipos de crimes que devem ser registrados presencialmente
- Crimes dolosos contra a vida;
- Crimes contra a dignidade sexual;
- Sequestro e cárcere privado;
- Extorsão e extorsão mediante sequestro;
- Roubo;
- Furto de veículos;
- Violência doméstica e familiar;
- Autos de prisão em flagrante e de apreensão em flagrante de atos inflacionais, bem como boletins de ocorrência circunstanciados;
- Liberação e remoção de cadáveres;
- Casos em que possa ocorrer o aparecimento de prova, exigindo imediata intervenção policial, inclusive para realização de perícias;
- Outros casos, a critério da autoridade policial responsável que sejam considerados hipóteses de urgência policial.
A ordem foi instituída através de portaria. Os servidores que não trabalham em regime de plantão vão trabalhar em jornada reduzida, das 8h às 14h. Os delegados também foram orientados a evitar interrogatórios de pessoas nos grupos de risco, exceto se o adiamento for prejudicar a investigação.
O atendimento para emissão de carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação será realizado apenas com agendamento. A portaria também abre possibilidade para trabalho remoto em alguns casos, como os servidores dos grupos de risco.
(Com G1)