Por Tom Meyer
Tive o privilégio de morar na Terra Santa por quatro anos, onde obtive dois mestrados no Jerusalem University College. Durante a minha estadia, pude fazer coisas realmente incríveis, como conhecer minha esposa Sarah, passear no mar da Galiléia, viver com a barraca que habita beduínos seminomades no deserto e fazer parte de equipes de evangelismo em todo o Israel. Mas a experiência mais impactante que tirei foi ser capaz de lidar com judeus e cristãos que realmente levam a sério a memorização das Escrituras e a extrair deles as três principais técnicas de como eles e os que foram antes deles memorizaram.
Memorizar é difícil, especialmente para nós, no oeste, que vivemos em um mundo de copiar, colar, Facebook, Tweet, arquivo e esquecer. Pode ser difícil para você conceber crianças de 8 anos que memorizaram todos os 150 salmos! Mas memorizar a Palavra de Deus é tão importante para nossa vida espiritual e é possível com disciplina, oração e trabalho duro.
Enquanto estava em Jerusalém, aprendi os três pilares da memorização: Leitura, Audição e Escrita. Deixe-me explicar brevemente como cada uma dessas técnicas ou uma combinação delas pode ajudá-lo a alcançar o objetivo de esconder a Palavra de Deus em seu coração. Essas técnicas de memória me ajudaram a memorizar 20 livros completos e eu os usei para inspirar milhares de cristãos em todo o país a fazê-lo também.
A primeira técnica é: leitura.
Depois de selecionar um versículo para memorizar, leia-o em voz alta várias vezes. Quando você lê o versículo em voz alta, seus olhos trabalham em conjunto com a boca e os ouvidos para ter uma chance muito melhor de retê-lo do que se estivesse lendo em silêncio. Outra técnica relacionada à leitura é o poder do formato.
Os judeus realmente descobriram isso; toda impressão do Talmud tem exatamente o mesmo formato, ou seja, as páginas 58, 59 etc. são exatamente as mesmas em todas as impressões do mundo. Isso aumenta muito seus esforços de memorização. Ouvi histórias de estudantes judeus que tinham uma memória tão forte que era possível colocar um alfinete em qualquer palavra dita na página 58 da Torá e, sem olhar, eles podiam contar exatamente a palavra e a letra que o alfinete passava na página 59. Isso é incrível!
Para aplicar o princípio do Formato, leia em voz alta o versículo que você deseja memorizar enquanto olha para o versículo em sua Bíblia, usando sempre a mesma Bíblia. Eu sei que pode parecer fácil demais para ser verdade, mas o diretor realmente funciona. Quando usamos a mesma Bíblia por tempo suficiente, sabemos onde certos versículos estão na página e onde certos capítulos começam, não é? Este é o poder do formato. Portanto, leia o versículo várias vezes enquanto olha sua Bíblia.
A segunda técnica para memorizar é: Ouvir a Palavra de Deus.
Enquanto morava em Jerusalém, muitas vezes me disseram que a Bíblia era originalmente mais para os ouvidos do que para os olhos. É como ler Mozart e ouvir Mozart. Você pode ler Mozart na página o dia inteiro e imaginar como seria bonito, mas quando você ouve alguém tocar bem a peça no piano, o documento quase ganha uma vida diferente, não é? A Bíblia nos diz repetidamente que a fé vem ouvindo (Romanos 10:17), ouvindo Israel (Deuteronômio 6: 4), cumprindo a Palavra e não apenas ouvintes (Tiago 1:22), etc. podemos ouvir a Palavra de Deus, um capítulo de cada vez, enquanto estamos no carro, fazendo recados pela casa, etc. Podemos ouvir a Palavra de Deus falada, todas as emoções, drama etc., repetidamente. Esta é provavelmente a maneira mais antiga de memorizar.
Eu tenho um amigo que teve duas horas de viagem todos os dias; durante parte da viagem, ele ouvia um capítulo de romanos. Cerca de um ano depois, ele memorizou o livro inteiro de romanos enquanto dirigia para o trabalho. Que excelente maneira de resgatar o tempo. Ouvir a Palavra de Deus também é a melhor maneira de as crianças memorizarem. Antes de colocarmos nossos filhos na cama, recitarei dramaticamente alguns capítulos da memória e você sabe com que rapidez os filhos aprendem as coisas, agora eles podem praticamente contar os capítulos apenas ouvindo-os repetidamente. Uma ótima maneira de você implementar essa técnica é tocar a Palavra de Deus para seus filhos quando eles estiverem na cama em um CD ou aplicativo.
A última técnica de memorização é escrever o versículo.
Deixe-me explicar brevemente. Toda Bíblia no mundo é impressa de tal maneira que não promove a memorização. Foi por isso que criei uma versão da Bíblia chamada The Memorization Study Bible. O método da Bíblia é mais ou menos assim.
1. Em espírito de oração, selecione um versículo.
2. Divida o versículo em várias linhas. Conte as palavras em cada linha e escreva o número na coluna da direita como auxílio à memória. Quando os antigos usavam essa técnica, eles sempre mantinham oito palavras ou menos em cada linha. Eles chamaram isso de olhar de olho; era uma frase curta o suficiente para mantê-la em sua memória de curto prazo.
3. Copie os números da coluna da direita em uma nova folha de papel. Escreva o versículo com caneta e papel da maneira que você o dividiu usando os números como muleta. Se você desenhar um espaço em branco, poderá ver a coluna numérica como uma folha de dicas para ajudá-lo a saber quantas palavras estão nessa linha.
4. Enquanto você estiver escrevendo o versículo, tente falar em voz alta. Dessa forma, sua mente, olhos, boca, mão e ouvidos estão trabalhando juntos em uníssono. Você não pode usar mais membros do que isso.
Finalmente, se você memoriza as Escrituras através da Leitura, Audição ou Escrita, ou uma combinação dessas técnicas, a maneira de retê-las é revisá-las.
Sabemos que, se não o usamos, perdemos. O processo de revisão das Escrituras que você memorizou é chamado de meditação na Bíblia (Josué 1: 8) e é crítico para a nossa vida espiritual. Se pudermos deixar a Palavra de Cristo “habitar” ou permanecer em nós (1 João 2:14), podemos recorrer a ela em tempos de necessidade. Isso dará a você ou a seus filhos a melhor chance de lutar para vencer o mundo. Com a Palavra de Deus escondida em nossos corações, agora podemos ter a mente do Deus vivo ao alcance, podemos fornecer palavras de conforto da Escritura para nós mesmos ou para os outros em um momento de necessidade, podemos lembrar continuamente de quem somos à luz da Palavra de Deus, e podemos ser como Jesus que citou a Palavra de Deus de memória quando ele estava sob ataque de nosso inimigo (Mateus 4: 1-4).
Tom Meyer, o “Homem da Memória da Bíblia”, é professor do Shasta Bible College e autor de The Memorization Study Bible. Ele também é orador convidado em igrejas e conferências onde apresenta a Bíblia drasticamente ditada de memória.