Da redação
A forte chuva acompanhada de rajadas de ventos que caiu na noite desta terça-feira, 03, pegou muitos palmenses de surpresa. Dados obtidos junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pela Defesa Civil Municipal, mostram que em Palmas, na noite desta terça-feira, 03, choveu 25,2mm, sendo que no período entre 21 e 22 horas, foram registrados 21,2 mm de chuva. Ainda de acordo com Defesa Civil, nesse mesmo horário foram registrados ventos de 3,1m/s (11,16km/h) e rajadas de vento de 8,6m/s (30,96km/h).
Na manhã desta quarta-feira, 04, o aviso meteorológico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra que o Estado do Tocantins se encontra em área de ocorrência com riscos moderados e possíveis fenômenos adversos (tempestade com raios, chuvas intensas, vendaval e granizo) dentro das próximas 72 horas com ocorrências de pancadas de chuvas, acompanhadas de raios a qualquer momento do dia.
Localmente, a chuva poderá ser intensa e acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade. Há também a condição para queda de granizo de forma mais isolada.
Orientações à população
A Defesa Civil Municipal traz algumas orientações para a população em caso de chuva forte com rajadas de vento:
Alguns lugares oferecem pouca ou nenhuma proteção contra tempestades como: pequenas construções não protegidas como tendas, barracos ou veículos sem capota, motocicletas ou bicicletas;
Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
Jamais se abrigue debaixo de árvores isoladas;
Evitar ficar em lugares abertos;
Não praticar esportes;
Não fazer uso de pequenas embarcações, principalmente embarcações abertas;
Procure abrigo.
A Defesa Civil Municipal alerta também para quem estiver dentro de casa não usar o telefone (o sem fio pode ser usado); não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas e não tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.
Em caso de emergência, os números para atendimento são:
193 – dos Bombeiros;
190 – da Policia Militar;
199 – da Defesa Civil.