Da redação JM
Com frequência, as pessoas com deficiências não encontram facilidades de se incluírem nas atividades de muitas igrejas devido ao fato destas não estarem preparadas para o acolhimento e interação com elas. Mas, felizmente, já há grande número de igrejas que mostram-se dispostas a reverter esse quadro e preparar seus membros para receberem e incluírem as pessoas com deficiência na comunidade local.
Exemplo disto é a Assembleia de Deus em Joinville – IEADJO, que realizou no mês de julho a primeira reunião oficial do Grupo de Inclusão de Pessoas com Deficiências.
Entendendo a importância dos temas “acessibilidade” e “inclusão”, que vem ganhando espaço nos debates das últimas décadas, no entanto sem entrar no mérito da construção do pensamento e sim especificamente tratar da realidade social a qual fazemos parte, é que a IEADJO presidida pelo Pastor Sérgio Melfior, Vice-presidente da CIADESCP, está em fase de implantação de inúmeros projetos voltados a estas comunidades.
O grupo inicialmente denominado EDIN (Evangelismo, Discipulado e Inclusão), é vinculado ao Departamento de Discipulado, coordenado pelo Pr. Joary Jossué Carlesso.
+ Com apoio da Convenção Ciadescp, músicos cristãos realizam encontro em Camboriú
+ “Deus tem se manifestado de forma muito especial”, diz presidente sobre AGE da Convenção Ciadescp
O EDIN é liderado pelo Pb. Fabiano Batista e conta com pelos menos 25 membros, na sua maioria pessoas com deficiências ou familiares que estarão liderando o trabalho de inclusão nas mais diversas frentes.
O trabalho da equipe de inclusão iniciará oficialmente na recepção e acomodação de pessoas com deficiências nos grandes eventos da IEADJO.
O Congresso de Missões Siloé que acontece de 16 a 20 de agosto, no Centreventos Cau Hansen em Joinville e o Congresso Discipulado para o Brasil (de 20 a 22 de setembro), serão os primeiros a contar com a equipe.
O projeto visa atender o município com o evangelismo, a fim de aplicar o Discipulado para a compreensão do Evangelho e sua restauração como os primeiros passos para a solidificação da fé em Cristo Jesus.
Além de atender as demandas nos grandes eventos da igreja, possibilitando acessibilidade das comunidades, outras atividades serão desenvolvidas, sendo elas:
– Criação do cadastro unificado de todos os deficientes físicos e intelectuais da IEADJO;
– Oficina de Capacitação para acomodadores e recepcionistas;
– Workshops de Inclusão;
– Curso para intérpretes de LIBRAS e líderes de inclusão;
– Participação no Dia da Empregabilidade;
– Culto alusivo, entre outras.
A equipe já está trabalhando na transcrição dos textos, convites, lições de discipulado e certificados em braille para inclusão dos cegos, além da preparação de materiais audiovisuais e em libras para o discipulado para surdos.
O Grupo de Inclusão está disponível para dar apoio a todas as pessoas com deficiências da comunidade, em parceria com instituições já tradicionais em Joinville.
O objetivo é dar suporte espiritual e fazer com que todos se sintam capazes de fazer a obra de Deus e incluídos plenamente na Igreja, o Corpo de Cristo.
(Com AD Joinville/Josue Carlesso)