Da redação
“Foi uma experiência maravilhosa”! Estas foram as palavras do voluntário Patrick Santos sobre a doação de sangue. Ele e mais 219 pessoas doaram tempo, solidariedade e sangue na ação do projeto Vida por Vidas realizada nos dias 26 e 27 de junho no templo adventista central de Tutóia, no Maranhão, a 393 km da capital São Luís.
Em dois dias de mobilização, os adventistas do nordeste maranhense contaram com o apoio do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), da Prefeitura de Tutóia e das secretarias municipais de Saúde (Semus) e do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
+ Igreja Universal mobiliza milhares de voluntários para doação de sangue
+ Solidariedade: Jovens cristãos criam grupo para doação de sangue
O coordenador do projeto, Ronald Sousa, lembra que o alvo inicial era coletar 150 bolsas de sangue. De acordo com ele, o trabalho dos voluntários fez a grande diferença para superação da meta, alcançando o total de 220.
Para convidar as pessoas, os participantes também fizeram uso das redes sociais com imagens e vídeos, e contaram com o apoio das instituições parceiras. A Igreja Adventista Central de Tutóia foi toda preparada exclusivamente para receber os doadores.
Templo adventista foi usado como local para doação (Foto: Hilton Costa)
Muitos jovens e até famílias inteiras se mobilizaram para a campanha. Cada doador passava por um processo de triagem psicossocial e clínica, e depois era liberado para que o sangue fosse coletado. Após o ato de solidariedade, eles ganhavam uma camiseta do projeto.
Estratégia
Ao longo do mês de junho, A Igreja Adventista do Sétimo Dia incentivou a doação de sangue através da campanha Vida por Vidas, cujo tema foi “Seja um Herói. Doe Sangue.” A iniciativa fez alusão ao dia 14 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Assista ao vídeo promocional do projeto Vida por Vidas:
A iniciativa realizada nestes dois dias em Tutóia também ajudou a intensificar a campanha do Junho Vermelho para aumentar em 20% o número de bolsas de sangue no banco de estoque do Centro de Hematologia em relação ao ano anterior, quando foram arrecadadas 1.966 bolsas de sangue. Para manter os estoques, a entidade precisa coletar cerca de 300 bolsas por dia.
Independentemente de campanhas, as doações podem ser feitas em qualquer período do ano e cada cidadão pode ser um doador de sangue, observadas apenas algumas restrições. Para doar sangue é necessário:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar descansado;
– Estar bem alimentado.
(Com Adventistas.Org)