Da redação JM
Três voluntários norte-americanos de uma organização cristã evangélica sediada nos Estados Unidos foram detidos na nação do Laos, no Sudeste Asiático, informou o grupo.
Visão Além das Fronteiras, com sede em Casper, Wyoming, disse em um comunicado que os três, a quem ele identificou apenas com os nomes de Wayne, Outono e José, foram presos pela polícia ao visitar aldeias na província do noroeste de Luang Namtha.
Eric Blievernicht, gerente de operações do grupo missionário, disse em um e-mail no sábado que os três carregavam panfletos do Evangelho e tocadores de MP3 com Escrituras e outros materiais cristãos para compartilhar com os aldeões.
As autoridades do Laos não puderam ser contatadas imediatamente, pois começaram as comemorações dos tradicionais feriados prolongados de Ano Novo. Um inquérito por e-mail para a Embaixada dos EUA no Laos não foi imediatamente atendido.
Cristãos em Laos, especialmente aqueles que executam o trabalho de proselitismo, a pressão rosto de duas perspectivas, a rígida comunista governo do país velho estilo desconfiados de estranhos e procura regular todas as religiões, ea Comunidade animista no país em sua maioria budista , que geralmente é encontrado em áreas rurais, também é freqüentemente hostil.
A situação atual dos três voluntários não foi clara. O site da Radio Free Asia, financiado pelo governo dos EUA. Nos EUA, ele citou um policial não identificado Luang Namtha, que disse que os três foram presos, mas não foram detidos.
“O que sabemos sobre esses três indivíduos é que eles não são detidos”, disse ele. “Seus passaportes acabaram de ser confiscados”.
O site da RFA também citou um funcionário anônimo do Departamento de Estado dos EUA. UU Ele disse: “Podemos confirmar a detenção temporária e subsequente libertação de três cidadãos americanos em Luang Namtha, Laos, levamos a sério nossa responsabilidade de ajudar cidadãos americanos no exterior e estamos fornecendo todos os serviços consulares apropriados”.
A declaração da Vision Beyond Borders disse que os três voluntários “não eram, em nenhum sentido legítimo, uma ameaça ao povo ou ao governo do Laos, e sim que a missão deles era de amor e preocupação por pessoas que de outra forma eles nunca poderiam ouvir o amor de Deus por eles “.
Visão Além das Fronteiras é um dos vários grupos missionários que realizam trabalho missionário semi-secreto em países cujos governos são frequentemente hostis ao cristianismo e são mais conhecidos por ações como o tráfico de Bíblias para lugares como a China.
O grupo diz que também ajuda a sustentar crianças pobres e órfãs, fornece casas seguras para mulheres que escaparam do tráfico sexual e enviou suprimentos para refugiados no Oriente Médio.
O Relatório sobre Liberdade Religiosa Internacional de 2017 do Departamento de Estado dos EUA. UU Ele disse sobre o Laos que “os relatos continuaram das autoridades, especialmente em aldeias isoladas, prendendo, exilando e exilando seguidores de religiões minoritárias, particularmente cristãos”.
O grupo de liberdade religiosa com base no Reino Unido, Christian Solidarity Worldwide, expressou preocupação em 2012 sobre “um padrão de opressão religiosa na província de Luang Namtha”, dizendo que os cristãos em pelo menos 15 aldeias relataram casos de assédio por parte das autoridades. Relatórios de assédio e violência também vêm de outras partes do Laos ao longo de um período de anos.
Luang Namtha é mais conhecida como uma estação de trânsito para mochileiros que viajam entre o Laos e a China.