Da Redação JM Notícia
Nos três primeiros meses de 2018 mais de 11 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, segundo levantamento feito pelo G1 utilizando dados divulgados pelos estados brasileiros.
Esse número pode ser muito maior, pois cinco estados, entre eles o Tocantins, não divulgam essas informações, impedindo que os dados sejam completos. Bahia, Paraná e Maranhão também não divulgaram essas informações.
A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins diz que as delegacias levam um tempo para informar os números e, por isso, os dados de fevereiro e março ainda não foram consolidados.
Os dados do mês de janeiro, mostram 32 crimes violentos no Tocantins, uma média de 2,04 crimes por mês a cada 100 mil habitantes. O diagnóstico dado pelo delegado Cassiano Ribeiro Oyama, apontam que esses crimes estão ligados a razões passionais e discussões que “se tornam acaloradas”, além de vinganças, cobranças de dívidas e outros.
“No tocante ao crime organizado, isso aumentou no Brasil inteiro e isso aumenta o índice de violência, mas não que aqui exista o crime dos faccionados. Existe uma maneira de facção aqui que não se compara com Rio de Janeiro e São Paulo”, declarou.
O delegado afirmou também que o Estado tem investido em tecnologia e pessoal para acompanhar esses casos e declara que a tendência é que este investimento aumente. Veja o mapa da violência aqui.