Da Redação JM Notícia
Na manhã desta terça-feira (3) o prefeito Carlos Amashta (PSB) renunciou ao cargo durante uma sessão especial da Câmara de Vereadores que aconteceu no Espaço Cultural de Palmas.
Com cinco anos e três meses de mandato, Amastha resolveu disputar o cargo de governador do Tocantins nas eleições de 2018, entregando seu posto à vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) que foi empossada durante a sessão.
Em tom de comício, o prefeito se despediu da cidade citando seus feitos, dizendo que Palmas reduziu o número de acidentes, ofereceu “o melhor serviço de atendimento ao cidadão” e reduziu a lotação dos hospitais.
“Não quero aqui citar todos os números da gestão, porque se não meu discurso seria longo e cansativo”, declarou ele já adiantando que pretende levar esses feitos para todo o Estado.
Emocionado ao falar da educação, Amastha foi aplaudido pelos presentes que lotaram o teatro para acompanhar a troca de poder da capital, entre lideranças políticas, imprensa, empresários e a população palmense que apoia o prefeito.
Do lado de fora, porém, alguns servidores públicos protestavam pela falta de direitos durante o governo de Amastha, pedindo para que Cinthia Ribeiro olhe para os servidores da capital e não deixe de pagar seus benefícios trabalhistas. Com uma faixa chamativa o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) escreveu: Amastha, vá com Deus! Não sentiremos saudades”.
O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha Filho (PSD), conduziu a cerimônia, dando, por fim, o cargo de prefeita para Cinthia Ribeiro que foi abraçada por Amastha de quem recebeu a faixa.
Cinthia Ribeiro afirma que vive a “dupla honra”
Evangélica, Cinthia Ribeiro discursou falando que tomar posse da cidade falou que o momento era “uma dupla honra” na vida dela e do agora ex-prefeito Amastha, a quem ela chamou de homem “íntegro e de palavra”.
“Esse dia é dia de honra dupla na minha vida e na sua vida. Você não tem noção da quantidade de homens e mulheres que jejuam, vão até o monte e intercedem por mim e por sua vida e é de baixo dessa promessa que estamos aqui hoje”, disse.
Cinthia fez um relato breve sobre sua vida política, relembrando da época que trabalhava no mercado de sua família e que foi estudar Engenharia Civil em Minas Gerais e Fonoaudiologia em Brasília, onde seus pais e irmãs passaram a morar.
“Foi em Brasília que me foi apresentada a vida pública”, disse ela que estudava na Biblioteca do Senado, onde fez alguns amigos e, mais tarde, conseguiu um emprego no gabinete do senador Epitácio Cafeteira.
Foi então que ela conheceu o senador João Ribeiro e assim, conheceu também o Tocantins e sua capital, onde passou a residir. Como vice-prefeita, Cinthia declarou que sempre teve liberdade para acompanhar tudo o que acontecia na cidade.
Em seu discurso, Cinthia também defende o empoderamento e o protagonismo feminino, se comprometendo com os palmenses a ter uma relação com todos os setores da sociedade.