Da Redação JM Notícia
Na manhã desta segunda-feira (26) a Polícia Civil cumpriu 24 mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão em Palmas e em mais quatro cidades do Tocantins: Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Paranã e Miracema.
Trata-se de uma fase da Operação Jogo Limpo que investiga o crime de lavagem de dinheiro praticado por entidades sem fins lucrativos e empresas fantasmas que conseguiram desviar cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos.
A Secretaria de Segurança Pública afirma que o foco da 1ª fase é a atuação do grupo na Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes) por onde o dinheiro público era desviado por meio de repasses vindos de associações e federações esportivas.
Cerca de 100 policiais participaram dessa mega operação, eles apreenderam documentos, computadores, processos de compras e contratos firmados de 2014 até este ano.
Além da Fundesportes, 10 federações e Organizações Não Governamentais (ONG) estão sendo investigadas e quatro empresas que estariam envolvidas neste esquema de desvio de dinheiro.
Ex-presidente da Fundação de Esportes é investigado
Segundo reportagem da TV Anhanguera, o ex-presidente da Fundesportes, Cleiton Allen, é investigado por ter autorizado os repasses para essas instituições. Segundo a Polícia Civil, os repasses feitos às ONGs eram comprovados através de notas frias ou de empresas fantasmas.
Allen foi nomeado a presidente da Fundação de Esportes no primeiro mandato do prefeito Carlos Amastha. No começo do ano passado a Prefeitura trocou os secretários e Amastha conclui anúncio da reforma administrativa e Orlando Rangel Campos Silva assumiu a pasta.
Mandatos de prisão temporária
Os mandatos de prisão temporária foram decretados para:
Aryane Gomes Leitão;
Juarez Barbosa de Sousa Junior;
Lucioano Godoy de Oliveira;
Marcelo Marques de Lima;
Simone Mudesto da Silva Maciel Vilanova;
James Paulo Maciel Vilanova;
Euzebio Resplande Montelo;
Cleonice Mudesto da Silva;
Norma Silvia Matheus Sparvoli;
Jades Alberto Avelio;
Rodinely de Ousza Oliveira;
Rafael Fortaleza Matos Aires do Nascimento;
Denir Maurício Rodrigues da Siqueira;
Vagno Cerqueira;
Ricardo Antônio Pereira da Costa;
Núbia da Silveira Prado;
Luiz Carlops Crispoim da Silva;
Jucilene Teixeira Bonfim;
Gracinei Mota;
Charllyngton Fábio da Silva;
Abgail da Silva Costa Serpa Freitas;
Daniel Henrique Costa Batista;
Desudete da Silva Melo; e
João Paulo Rodrigues Souza.