Da Redação JM Notícia
Pelo menos quatro vereadores de Palmas -TO, são cotados para disputarem uma cadeira de deputado federal nas eleições deste ano, entre eles: Léo Barbosa (SD), vice-presidente da Câmara de Palmas. Na última eleição, ele foi o mais votado da capital, obtendo 2.678 votos.
Segundo apurado pelo JM Notícia, o partido Solidariedade sondou o parlamentar para que ele dispute uma das oito cadeiras de deputado federal. O JM Notícia não localizou o vereador para ele comentar se disputa ou não a eleição.
Outro vereador que deve disputar um mandato de deputado federal, é Tiago Andrino (PSB). Ele foi o segundo vereador mais votado de Palmas, obtendo nas urnas 2.499 votos. Atualmente Andrino é suplente de deputado federal e trabalhava nos bastidores por uma cadeira de deputado estadual, no entanto, o PSB exigiu que Amastha lançasse um federal, e Andrino foi o escolhido.
Lúcio Campelo recebeu convite do Partido da República para disputar também uma cadeira de federal, segundo informado pela assessoria do parlamentar. Campelo é considerado um dos parlamentares mais experientes da Câmara de Palmas. Foi reeleito com 1.910 votos na última eleição.
Gerson Alves, vereador reeleito pelo PSL com 1.586 votos, está sendo sondado pelo partido para alçar voos maiores rumo a Brasília. Alves é aliado do prefeito Carlos Amastha (PSB), pré-candidato a governador. Procurado pelo JM Notícia, a assessoria do parlamentar confirmou que há esse convite, no entanto, não há nenhuma definição quanto a candidatura.
Em 2014, o deputado federal mais votado pelo Tocantins obteve nas 75.934 votos. Já o menos votado, 42.935 votos.
Eleições de 2014
Em 2014, a renovação nas cadeiras de deputado federais pelo Tocantins, foram de 50%. Deixaram a Câmara na época, os deputados Ângelo Agnolin, Júnior Coimbra, Laurez Moreira e Eduardo Gomes, que foi candidato a Senador.