Da Redação JM Notícia
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins (OAB-TO), Walter Ohofugi, participou de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), e se comprometeu a participar das discussões sobre a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco.
Carlesse tem movimentado os parlamentares e a sociedade civil contra o projeto aprovado na Câmara Federal que pretende desviar a água do Rio Tocantins para o Rio São Francisco na tentativa de controlar a seca no Nordeste.
Mas há um medo no estado de que a obra cause ainda mais problemas de seca em torno do rio que há anos vem perdendo sua capacidade.
Carlesse vai realizar uma audiência pública sobre o tema e chamar representantes de diversos órgãos para debatê-lo. “Além disso, vamos promover audiências públicas em municípios do interior, como Peixe e Tocantinópolis”, adiantou o parlamentar.
O deputado estadual Zé Roberto (PT) também esteve presente neste encontro e falou sobre outras medidas que podem ser tomadas para remediar a perda hídrica que o Estado vem sofrendo pela falta de chuvas e pela degradação ambiental.
“Devemos aproveitar o momento para ampliar essa discussão, como o problema do assoreamento dos Tocantins e de outros rios do nosso Estado”, declarou.
Os advogados solicitaram aos deputados que incluam em um projeto de lei a OAB como integrante do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema). Os parlamentares se comprometeram a discutir o assunto com os demais deputados.
A OAB-TO participará da audiência pública assim como o Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comitês de Bacias, Naturatins, entre outros órgãos e entidades.