Da Redação JM Notícia
Desde janeiro o Governo do Tocantins tem realizado uma série de investimentos em prol da área de segurança do Estado, como aquisição de novas viaturas, , armamento e equipamentos de proteção de policiais e agentes.
Além disto, o Governo nomeou e deu posse a delegados, agentes, escrivães, técnicos e agentes da Defesa Social (atual Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça). Ainda na questão de novas contratações, o Estado prepara um concurso público oferecendo 1.000 vagas para soldados e 40 vagas para oficiais.
Outro investimento feito nesta área são as ações educativas de combate às drogas e à violência, seguindo pela implantação de quatro unidades do Colégio da Polícia Militar (Araguaína, Arraias e duas em Palmas), bem como o processo de implementação nos municípios de Araguatins, Paraíso e Gurupi.
Na Segurança Pública, o Governo do Tocantins reformou e ampliou delegacias, homologou e nomeou aprovados nos concursos da Polícia Civil e Defesa Social. São benefícios que visam inibir os registros de violência no Estado.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni, afirma que a atual gestão tem se preocupado com a segurança dos tocantinenses e responde os questionamentos sobre a situação da segurança dos moradores frente ao avanço da criminalidade.
“Felizmente, a nossa população ainda pode sentar tranquila na porta de casa no fim do dia. A quem interessa dizer que não temos Segurança Pública? Não podemos evitar que os bandidos cometam crimes, mas reforçamos que ao cometerem delitos, nós iremos prendê-los”, afirmou. Ainda segundo o secretário, o Tocantins é o terceiro estado mais eficiente no combate ao narcotráfico, de acordo com dados nacionais.
Taguatinga recebe reforço
Segundo dados do Governo, a cidade de Taguatinga, região de fronteira no extremo-sudeste do Estado, vivia tempos difíceis com medo do aumento da criminalidade. Explosão de agências bancárias, sequestros relâmpagos e assassinato de jovens supostamente ligados ao tráfico de drogas deixaram atônitos os moradores da cidade.
O prefeito Altamirando Zequinha Gonçalves declarou que o apoio do Governo foi primordial para reverter este quadro. “Realmente estávamos assustados. Mas, o governador Marcelo Miranda ouviu o nosso apelo e disponibilizou mais um delegado, três agentes, dois escrivães e, em parceria com o município, vai reformar a delegacia da cidade e disponibilizar mais uma viatura. Já na Polícia Militar, um reforço ostensivo, realizado no início do mês, inibiu possíveis ações de bandidos dos estados vizinhos”, relatou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, o trabalho conjunto entre polícias Civil e Militar resulta na garantia da segurança dos tocantinenses. “A nomeação dos novos técnicos e dos policiais na Segurança Pública desonerou nossos policiais para que eles possam realizar as atividades fins, estar nas ruas e garantir a segurança dos nossos moradores. O Governo também criou o Batalhão Rodoviário de Divisas, porque o Tocantins faz fronteira com sete estados. Estamos atuando fortemente para evitar a entrada de armas e drogas no nosso Estado”, frisou.