Da Redação JM Notícia
O Programa Luz visa atuar na prevenção e redução do número de usuários de drogas em Palmas através da promoção de ações voltadas para o público infanto juvenil das escolas municipais por meio da Guarda Metropolitana (GMP).
Para ser implantado, o projeto de autoria do vereador Moisemar Marinho (PDT) deve ser aprovado na Câmara Municipal, onde tramita e deve ser votado em breve.
O projeto de lei prevê as seguintes ações: capacitar os professores com conhecimentos que vão auxiliá-los na orientação dos jovens, conforme a necessidade local; tornar a comunidade escolar agente multiplicador da prevenção às drogas; desenvolver o senso crítico dos alunos com relação às consequências do uso dessas substâncias psicoativas e envolver pais e sociedade nesse processo, para que as ações sejam mais efetivas.
Criar o projeto foi uma necessidade sentida pelo vereador ao entender a importância de criar condições para que esses estudantes estejam conscientes e fiquem longe das drogas. “Percebemos uma certa fragilidade da educação em realizar essas atividades de prevenção com os alunos, devido ao receio de alguns educadores em abordar este tema complexo junto ao público infanto-juvenil e adolescente”, declarou Marinho.
O Programa Luz promoverá ainda a sensibilização e capacitação da GMP, lideranças em escolas, organizações públicas e lideranças comunitárias, para que fortaleçam a rede de parceiros frente a essa temática que, segundo o parlamentar, é um grande desafio social.